ASSINE
search button

Elenco de 'Star Wars' é recebido com entusiasmo na CCXP 2019

Compartilhar

O painel de "Star Wars: A Ascensão Skywalker" cumpriu seu papel de marco histórico na CCXP 2019. Pela primeira vez, o evento brasileiro de cultura geek teve um lançamento pleno de um filme da saga.

Com presença de diretor e elenco principal, Daisy Ridley, John Boyega e Oscar Isaac, jovens que tentam repetir a química que Carrie Fisher, Mark Hamill e Harrison Ford entregaram a gerações anteriores de fãs do universo "Star Wars", foram recebidos com um entusiasmo alucinado.

E o diretor J.J. Abrams, o homem por trás de "Lost", o reboot de "Star Trek" e a conclusão da saga "Star Wars", parecia realmente emocionado com a ovação dos fãs. Deve ter pronunciado a palavra "obrigado", em português, mais de uma dúzia de vezes.

Como manda o protocolo, todos falaram muito pouco sobre o conteúdo do novo filme. As declarações foram um desfile de exaltação ao alegado clima de camaradagem nas filmagens. E muito foi falado sobre a presença de Carrie Fisher. Morta em 2016, a atriz volta a aparecer como Princesa Leia no nono filme.

No momento mais substancioso de revelações do painel, Abrams explicou que o uso de computação gráfica não foi a base do trabalho de inserção da atriz na produção. O diretor foi buscar imagens nas muitas tomadas que Fisher fez nas gravações do sétimo filme da saga, "O Despertar da Força" (2015).

"Quando rodamos dois personagens conversando, temos uma ou duas câmeras em cada um, o tempo todo", explicou Abrams. "Depois usamos algumas imagens na edição. Fomos buscar muitas cenas de Carrie nesse material que não tinha sido aproveitado. Em cima dele, inserimos os outros atores."

Entre as amenidades que os atores contaram, o melhor momento foi John Boyega revelando que um motorista de táxi soube em primeira mão que ele tinha sido selecionado para o elenco do sétimo filme, apesar de todo o esquema de segredo mantido pelo produção.

Ao ser aprovado, Boyega pegou um táxi e, no banco de trás, telefonou para seu empresário dando a notícia. Quando terminou a ligação, o taxista virou a cabeça para trás e disse, com a maior tranquilidade: "Parabéns!".

Quanto àquilo que mais interessava aos fanáticos, que eram imagens inéditas do novo filme, o aperitivo teve alguns trechos de cenas editados, mostrando os heróis enfrentando Troopers e adiantando um pouco do esperado duelo entre Rey e Kylo Ren.

E, o melhor de tudo, uma cena inteira de uns quatro minutos, em que os heróis, em dois pequenos carros voadores, fogem de Troopers. E o robô redondinho BB8 acaba mandando muito bem no combate, garantindo a fuga do grupo com uma estratégia ousada.

Antes, durante e depois do encontro, fãs erguiam sabres de luz e choravam copiosamente. Mais uma vez, o apelo irresistível de uma saga de 42 anos mostra sua força.(Thales de Menezes/FolhaPress)