Clowns de Shakespeare abre inscrições para explorar, em laboratório, a relação entre teatro, festejos e cultura popular

Artistas do Brasil e exterior podem se inscrever para a residência que integra o projeto Boi Vagamundo, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural

O grupo de teatro compartilhará as experiências vividas em festas e manifestações populares do Equador, Peru e Colômbia, além dos estados de Recife, Rio Grande do Norte e Maranhão. O laboratório será realizado no ano que vem, na sede do grupo, em Natal

 _

Macaque in the trees
Boi Vagamundo crédito Pablo Pinheiro (Foto: Pablo Pinheiro/Divulgação)

Estão abertas até o dia 3 de novembro (domingo) as inscrições para atores, diretores, dramaturgos, músicos, dançarinos, produtores e demais artistas do Brasil e exterior participarem do Laboratório da Cena 2020, realizado pela companhia potiguar Clowns de Shakespeare. Com o tema O Teatro Popular e a (ins)Urgência da rua, a ação visa explorar com os participantes as possibilidades da relação entre o teatro, os festejos e a cultura popular e a importância da ocupação das ruas como espaço compartilhado e comunitário de ação, convivência e diálogo. O laboratório é a etapa de finalização do projeto Boi Vagamundo, apoiado pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018, pelo qual o grupo pôde visitar in loco festas e manifestações populares do Equador, Peru e Colômbia, além dos estados de Recife, Rio Grande do Norte e Maranhão.

A residência será realizada entre os dias 27 de janeiro e 9 de fevereiro do ano que vem, na nova sede do grupo localizada no TECESol, em Natal (RN). O processo seletivo acontecerá em duas etapas: a primeira com análise de currículo e carta de intenção preenchida por formulário eletrônico, e a segunda com uma entrevista. A conversa com os inscritos de fora do Rio Grande do Norte será feita via Skype. Serão escolhidos 20 atores, cinco diretores, cinco dramaturgos e quatro produtores, sendo necessário especificar o interesse em uma das funções já no ato de inscrição. O anúncio dos pré-selecionados para a segunda etapa acontecerá até o dia 3 de novembro, na página de Facebook do Clowns (www.facebook.com/clownsdeshakespeare).

Ao longo de 14 dias do laboratório, os participantes passarão por uma experiência de troca com todos os integrantes do Clowns e com o dramaturgo convidado Márcio Marciano, do Coletivo Alfenim (PB), e o multiartista Helder Vasconcelos, do Boi Marinho (PE). Vivenciarão, ainda, as práticas do grupo em relação a direção de movimento, voz, jogos, dramaturgia, direção e gestão. Os processos de criação resultarão em exercícios cênicos, que serão compartilhados em uma apresentação pública no penúltimo dia do projeto.

Para participar do laboratório, o investimento é de R$ 400 para brasileiros e US$ 125 para residentes de outros países. A inscrição não significa que o interessado está automaticamente selecionado.

Sobre o Rumos Itaú Cultural

Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,4 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 7 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.

Nesta edição de 2017-2018, os 12.616 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país.

Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 21 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 109 projetos, contemplando todos os estados brasileiros.

SERVIÇO: Rumos Itaú Cultural 2017-2018 / Projeto: Boi Vagamundo / De Clowns de Shakespeare

Laboratório da Cena / Inscrições: até dia 2 de novembro - LINK / Divulgação dos pré-selecionados: dia 3 de novembro / Entrevistas: dias 4 e 5 de novembro / Divulgação dos selecionados: dia 6 de novembro / Pagamento da primeira parcela: até dia 5 de dezembro / Realização da residência: de 27 de janeiro a 9 de fevereiro / Local: TECESol / Em frente ao número 4850, R. Gov. Valadares, S/N, Neópolis - Natal (RN).