ASSINE
search button

20 de setembro é celebrado o 'Dia do Gaúcho'!

A reportagem do JB homenageia o povo do Rio Grande do Sul e lista peculiaridades da cultura gaúcha. Veja!

reprodução TV Globo -
20 de setembro, Dia da Revolução Farroupilha, Dia dos Gaúchos
Compartilhar

20 de setembro é celebrado o 'Dia do Gaúcho'. Você sabe porquê? A data celebra a Revolução Farroupilha, uma guerra que durou dez anos de 1835 à 1845, travada entre o Estado e o Império Brasileiro motiva pela economia, pelo preço do charge e injustiças sociais. Questões históricas à parte e polêmicas, esse povo tem como característica ser hospitaleiro, guerreiro, objetivo, irônico e muito batalhador!!!!

A reportagem do Jornal do Brasil aproveitou a data para homenagear esse povo tão  guerreiro! Confira algumas expressões, costumes, gastronomia e paixões da cultura gaúcha:

1. Anote aí: pode falar mal do Rio Grande do Sul, desde que seja gaúcho (ou no máximo filho de gaúcho)

O povo gaúcho tem orgulho do seu Estado, tem orgulho de ter nascido lá, tem orgulho das suas tradições e seja em qualquer lugar que tenha um gaúcho você poderá ver: uma cuia de chimarrão, ou a camisa do Grêmio, ou a do Inter, ou se tiver um churrasco ele estará perto da churrasqueira!

Muitos podem chamar de 'bairrismo', sim e eles tem orgulho. Por isso, o Brasil afora e muitos países vizinhos fazem piadas com essa questão. Mas, anote aí, só gaúcho pode reclamar de gaúcho, ou falar mal do Estado!

2. Dicionário Gauchês! Bah, Tchê e .... 

Você sabe o que significa  'peleia', ou 'barbaridade', 'guri'? Quem tem um amigo ou amiga gaúcha para chamar de seu já está acostumado a escutar certas expressões bem características desse povo. Aprenda algumas palavras gaúchas e seus significados! 

"BAH" : interjeição que vale para quase TUDO! É, claro, dependendo da entonação, pode ser usado como: surpresa, rejeição, raiva, medo, alegria, aprovação e até admiração! 

"BARBARIDADE": designa admiração, espanto, surpresa, estupefação! 

"TCHÊ": é uma interjeição exclamativa para chamar a atenção de alguém. Tem quem acredite que “tchê” significa “cara”, mas é muito mais intenso que isso: “tchê” significa “bah, cara!”.

"TRI": uma versão minimalista, adaptada pela geração Y, do antigo “tri legal”, que caiu em desuso nos anos 1990;

"CAPAZ: significa imagina. Na prática, o  exclamativo “capaz!” significa “não precisa” ou “não se preocupe“. Enquanto isso, dizer “bem capaz” significa “não” e dizer “capaz que não” significa “sim“. Entendeu?

"SE ARRIAR": significa tirar sarro, fazer graça

"PELEIA": significa briga, disputa

"GURI": menino, garoto

"GURIA': menino, menina 

Ok, ok. Só eles para entenderem os usos destas expressões! 

3. Chimarrão

Você já deve ter visto eles com a cuia e a térmica em todos os momentos: praia, serra, aniversário, jogos de futebol, trabalho, dia ou noite, inverno ou verão e etc. Sabe porquê? Essa é a bebida tradicional dos gaúchos!

E entenda: se bebe quente, é amarga e não, você não pode tomar só um golinho. E nem ouse perguntar se pode colocar açúcar, tchê! 

4. Clássico GRENAL

Ah, se você é gaúcho, então você torce para o (Grêmio ou Inter). Sim, no futebol no Rio Grande do Sul, tem uma grande disputa entre clubes: Grêmio ou Internacional. Tem outros times como Juventude, Caxias... mas o Estado se divide mesmo nesta 'peleia' entre os dois! E o grito de guerra nos estádios é bem bairrista: "Ah! eu sou gaúcho". 

5. Churrasco é um evento, não uma refeição.

Não é novidade para ninguém que o churrasco é o prato típico do Rio Grande do Sul. Mas ele não é só uma refeição, ele é um evento lá pelos pagos. 

A tradição gaúcha remete ao companheirismo, à confraternização, ou seja é aquele momento de reunir família, amigos e as pessoas mais queridas. É o momento de comer devagar e sem pressa. 

Além da carne, o que não pode faltar no "churras" dos gaúchos? Aquela salada clássica de maionese e também aquela polentinha! 

6.  'Xis' é um patrimônio valioso

Nada de cachorro-quente, ou misto quente. O lanche tradicional é o xis. Não sabe o que é "XIS"? Como explica? Não é um sanduíche, não é igual a um hambúrguer... ele é bem peculiar! Ele tem um pão diferenciado, bem grande e é massudo e vai prensado com muitos recheios e salada! Pode ter bife, frango e até coração de galinha. Ou tudo junto também. Ou ter sabores diferenciados como estrogonofe, ou o entrevero - que junta todas as carnes do cardápio. Uma delícia.

8. Músicas típicas da região

Sim, as músicas gaúchas são diferentes. Como assim? Elas tem um linguajar bem característico do Estado, mas encantam muito as pessoas que gostam de conhecer novas culturas. Conheça alguns sucessos.

9. E TODOS sabem cantar o hino do Rio Grande do Sul

Isso mesmo! Você sabia que todo o estado tem um hino? Os gaúchos cantam o hino em qualquer lugar e sabem a letra todinha do início ao fim!!!!

Ah e lá vai uma dica gaúcho não gosta que os brasileiros  ou os estrangeiro se refiram ao RS simplesmente como "Sul", tem que Rio Grande do Sul!