É diva que fala? Madonna é isso e muito mais! Ditando moda ou quebrando estereótipos, a cantora é uma referência de comportamento para muitas mulheres de várias gerações pelo mundo. E por que não falar deles, os homens, também!
Vamos combinar que ela dispensa apresentações e, acredite ou não, nesta sexta-feira (16) a estrela completa 61 anos. Rainha do pop, a cantora tem uma trajetória construída por polêmicas, recordes, talento e nenhum medo de ousar, e ainda chama atenção pelos mesmos motivos, embora choque menos na atualidade.
Mulher, profissional bem-sucedida, conquistadora de corações, mãe de seis filhos e ainda ostenta uma pele de pêssego e músculos definidos. Como ela consegue ser muitas em uma só? O Jornal do Brasil listou motivos pelos quais Madonna é simplesmente Madonna. Confira!
1. Rainha do pop na era digital
Ela continua reinando também na era do 'streaming', informa o Spotify. De acordo com o serviço, só no ano passado a cantora alcançou mais de 9 milhões de ouvintes mensais e conquistou mais de 2.4 milhões de seguidores na plataforma em todo mundo. Imagina em 2019?
No topo dessa relação, aparecem sucessos como "Like A Prayer", música do disco homônimo lançado em 1989. Em seguida está Material Girl, single do segundo álbum de estúdio de Madonna e "Like a Virgin", de 1984 e "Like a Virgin", sucesso homônimo do mesmo disco.
Em 2019, por exemplo, 'Madame X' dominou as paradas de sucesso. Na Apple Music, "Faz Gostoso", parceria da norte-americana com Anitta, é a música mais escutada no Brasil. Já no Spotify, é a segunda música mais ouvida no Top 50 nacional, com quatro músicas também no Top 20. Este também é o álbum mais vendido no iTunes em 60 países!
2. Plena no auge dos 61 anos
Madonna continua em plena forma e lançando hits mesmo após mais de três décadas de carreira. Que outros artistas dessa geração e até das novas gerações você observa com toda essa vitalidade? Sem contar o preparo físico da cantora que parece ter entrado dentro do 'formol'. Plena, ela tem seus segredinhos de beleza e saúde.
Quem pensa que para ostentar esse visual é moleza está enganado. Ela treina rigorosamente com aulas de dança, pilates e muita musculação. E o resultado? A cantora tem seus braços e todo seu corpo tonificado e definido.
Madonna também é adepta da Yoga - prática meditativa e modalidade marcada pela respiração vigorosa. E você sabia que este método ainda ajuda a perder peso?
Vaidosa que só! Ela ainda é fã das máscaras de beleza de argila, e mostra o uso em suas redes sociais.
E que mulher não gosta ou recorre a alguma dieta? Essa leonina não foge do padrão e segue a 'dieta lunar'. Ela também faz a dieta do ar, na qual se coloca a comida no prato, mas só pode cheirar.
E tem mais... Madonna evita pegar sol e também não consome cigarro.
3. Direito das mulheres
Antes mesmo do fortalecimento do feminismo e empoderamento nos últimos anos, Madonna sempre defendeu a igualdade entre os gêneros e a liberdade das mulheres expressarem suas opiniões, sentimentos e sexualidade sem repressão. Mesmo julgada por esse comportamento, ela nunca mudou sua postura! Ela traz essa bandeira nas letras de suas músicas e no seu trabalho, o que a torna referência e inspira mulheres de diversas gerações.
A diva luta pelas causas nas quais acredita: os direitos da comunidade LGBTQIA+, a democracia, e o protagonismo das mulheres. E acredite: isso já lhe custou até mesmo boicotes no seu trabalho.
Polêmica, Madonna já beijou a boca de Britney Spears, no Radio City Music Hall, em Nova York, durante o "MTV Video Music Awards" de 2003. E fez o mesmo com Christina Aguilera em performance no mesmo evento.
Nas telonas, como não lembrar da cantora interpretando a inesquecível primeira-dama argentina Evita Perón?
A rainha do pop deu voz e vez à música "Don't Cry For Me Argentina".
4. Fashion stylist
Não adianta: Madonna chama atenção e dita moda. Há décadas imprime sua personalidade confiante, sexy e versátil aos seus looks, nos palcos e fora deles.
Repleta de influências do movimento punk, o seu estilo é composto por acessórios como lenços na cabeça, pulseiras, colares e crucifixos em diversos formatos.
E nas roupas, as principais peças são os croppeds, leggings e saias, tudo com muitas rendas.
5. Referência para artistas mulheres
É fã de Anitta? De Britney Spears? De Rihanna? Essas e outras musas musicais têm forte influência de Madonna. Sabe por quê? Lá atrás, em tempos mais difíceis e menos liberais, ela quebrou paradigmas e abriu caminhos para as mulheres na cena atual artística.
6. Sem medo de se reinventar
Uma verdadeira camaleoa, Madonna tem a capacidade de se reinventar o tempo todo, seja no visual ou nas influências musicais ao longo da carreira. Não tem medo de ousar, de mudar.
7. Legado musical
Um aspecto muito importante da carreira da norte-americana durante essas décadas foi a defesa de temas importantes para a sociedade em uma era em que as informações não eram tão bem disseminadas quanto nos dias de hoje.
Por exemplo, o álbum “Like A Virgin”, que trouxe a música de mesmo nome que ainda hoje é tocada repetidamente em filmes, TV, eventos, etc é sucesso entre adultos e jovens. Este trabalho deu o tom provocativo que tornou Madonna Madonna. Faixas como “Material Girl” e “Like A Virgin” se tornaram hinos femininos.
8. Playlist
Para quem já é fã ou para quem está começando a conhecer este verdadeiro ícone do pop mundial. O JB selecionou o top de músicas marcantes da carreira da cantora. Veja: "Like a Virgin", "Like A Prayer", "Material Girl", "4 minutes" (feat. Justin Timberlake & Timbaland), "Bitch I'm Madonna", "Into the Groove", "American Life" e "Celebration".
Parcerias com diversos artistas da cena musical também marcam sua trajetória como Prince, Maluma, Justin Timberlake, Britney Spears e Kanye West. E, claro, a nossa brasileiríssima Anitta!
***colaborou estagiário Pedro Medeiros