Desfiles de Paris rumo à elegância

Pontos fortes das coleções reforçam o estilo burguês

Aitor Rosas Sune for WWD
Credit...Aitor Rosas Sune for WWD

Há bons motivos para esta guinada rumo a um jeito de vestir que anda considerado ultrapassado e envelhecido. Nem a palavra elegância escapa da arrogância do sportswear e do streetwear, produtos da liderança de marcas na indústria do vestuário: basta saber que a maior produtora do setor é a Nike. Só que leggings e jaquetas têm limites na criatividade e noas vendas, apenas colecionadores e consumidores contumazes compram mais de duas ou três peças deste tipo.

Outro apelo surgiu em Paris: as manifestações populares dos coletes amarelos. Mais uma vez cabe à moda funcionar como fuga de realidades incômodas. Nada como um lindo casaco de couro ou uma suéter pink para alimentar os sonhos de quem acompanha as coleções. Principalmente quando há cenários como a vila nos Alpes da Chanel e a reprodução do Centre Pompidou pela Louis Vuitton. O fato é que o estilo burguês, da pessoa elegante, poderosa e exigente com seus looks, dominou a semana de desfiles em Paris. E como Paris ainda manda nas regras do bem vestir, provavelmente vai impor algumas mudanças no guarda-roupa de inverno.

Se o peso dos tweeds e o volume dos couros (ou os fakes similares, laminados) forem demais para o inverno brasileiro, não faltarão adaptações em estamparia e tecidos tramados, sem falar nas maravilhas em couro assinadas por Patricia Viera, Carol Rossato, Patricia Mota ou Helena Caio.

Pontos fortes

1 Casacos e coletes longos: os mais bonitos, vistos na Chanel. Sobre calças retas, em geral

2 Preto e branco: consequência direta da elegância clássica. Tanto nos padrões como nos debruns e nos looks. Até no vestido de baile (sim, volta o longo de baile), que, ao mesmo tempo, reforça o animal print, assinado por Andrew GN

3 Pied-de-poule e príncipe-de-gales: tecidos de alfaiataria vistos em muitas coleções. Como boa inglesa, Clare Waight-Keller adotou na Givenchy

4 Pink: parente dos neons, este rosa próximo do Living Coral ditado pela Pantone como cor do ano, impressionou Pierpaolo Piccioli a ponto de o designer incluir o pink na mesma série dos longos no célebre vermelho Valentino

5 Ombros: ombros mais fortes, esculpidos ou alongados acompanham mangas fartas. Vem dos anos 1980 e marcam a alfaiataria assinada por John Galliano para a Maison Margiela

6 Botas longas: acima dos joelhos (over the knee, como são chamadas no jargão em inglês), elas dão um tempero jovem nos looks mais conservadores. Valem também as botas longas justas, pretas. O contraste melhor, em Celine

7 Couro: em blusões, calças, casacões, saias. É o material para o inverno acima dos zero graus, está com o aspecto tradicional do cromo. Mas pode ser fake e continuar lindo, como demonstra sempre a Stella McCartney, adepta do sustentável e ecológico

8 Azul: o marinho e o turquesa sumiram, ultrapassados por tons mais claros, caindo para o acinzentado. Ainda sem nome oficial, conhecido simplesmente como azulzinho. Já visto nas vitrines da Osklen, no Brasil. E em Paris, um dos avalistas foi a Sarah Burton, diretora de criação da marca Alexander McQueen

9 Neon: presente em várias coleções. Quem melhor apresentou foi Anthony Vaccarello, criador da Saint Laurent. Apagou as luzes principais, acendeu as luzes negras e passou casacos e vestidos em verdes, rosas, amarelos e brancos em visual lembrando teatros de marionetes

10. Acessórios: se a moda é chic, a cintura marca posição com cintos de todos os tipos, com fivelas retangulares. As bolsas ícones ganham novas versões, com logos diferentes, peles, pedrarias. Os brincos de argola continuam, assim como os longos metálicos. Nada de sandálias e escarpins nas grandes marcas _ além das botas longas, lideram os sapatos masculinos, os oxford estilizados. Aspecto artesanal importante nas palas trabalhadas. Na Louis Vuitton, cintos e palas foram destaques.



Saint Laurent RTW Fall 2019
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Balenciaga: versão atualizada do básico terninho feminino
Alexander McQueen: o azulzinho em babados e recortes
Maison Margiela: ombros marcados na alfaiataria
Givenchy: tailleur em pied-de-poule e príncipe-de-gales
Andrew GN: longo em animal prints em preto e branco
Valentino: longo delicado em pink
Celine: botas over-the-knee dão tempero jovem ao estilo burguês
Stella McCartney: couro laminado, fake, em casacos e blusões
Chanel: tweed renovado em espinha-de-peixe, xadrez e pied-de-poule
Dior: importância do xadrez em calças, saias e vestes