INFORME JB

Por Jornal do Brasil

[email protected]

INFORME JB

Itaú fica só com duas agências em Ipanema

...

Por GILBERTO MENEZES CÔRTES
[email protected]

Publicado em 09/05/2023 às 20:53

Alterado em 10/05/2023 às 11:49

O encolhimento das agências bancárias, que já ocorreu no Centro da Cidade, com grande intensidade e nos bairros mais populosos, também chegou a Ipanema. Desde 6ª feira, 5 de maio, o Itaú fechou a acanhada agência da Rua Visconde de Pirajá, 300. Dois avisos informam que a clientela será atendida pela agência do nº 451 da mesma rua.

Agora são só duas agências, a outra é no nº 66 da Visconde de Pirajá, junto ao metrô da Praça General Osório. E vai ficar ainda mais difícil fazer depósitos de monta em dinheiro nos caixas, Pois o Itaú tenta direcionar todos para os caixas eletrônicos.


Macaque in the trees
Avisos na porta do Itaú, em Ipanema (Foto: Informe JB)



Quando assumiu o controle do Unibanco, no final de 2008, o Itaú chegou a ter 12 agências, incluindo as operações do Personnalité. A filial de elite do maior banco privado brasileiro tem hoje duas agências, uma no nº 250 e outra no nº 407 da Visconde de Pirajá. Para evitar a entrada de clientes do Itaú, que não são atendidos no Personnalité, esta agência afixou um novo logo na entrada.


Macaque in the trees
Itaú Personalité (Foto: Informe JB)



O Personnalité opera de segunda a sexta, das 10 às 16 horas. Mas o cliente dispõe das caixas eletrônicos do Itaú, que ficarão mais movimentadas. O fechamento de agências é uma medida para reduzir custos e explorar a crescente migração dos clientes para operações eletrônicas, incluindo o PIX.

Lucro não foi o problema

Embora tenha sofrido, como os concorrentes Bradesco e Santander, perdas com os calotes da Americanas, o Itaú seguiu gerando o maior lucro do sistema bancário brasileiro. No 1º trimestre, lucrou R$ 8,425 bilhões, dos quais E$ 7,649 bilhões em operações no Brasil. O que superou a soma dos lucros do Bradesco (T$ 4,280 bilhões) e do Santander (R$ 2,140 bilhões no trimestre.

Encolhimento é geral

O Bradesco também tem hoje apenas duas agências do banco em Ipanema, ambas na Visconde de Pirajá, 415 e 216, e igualmente com atendimento especial para os clientes do Bradesco Prime e Exclusive.

É o mesmo número de agências do BB (duas), uma delas na Joana Angélica, em frente à Praça N. Sra. da Paz, que conta ainda com uma agência do BB Estilo, para clientela de elite, na rua Aníbal de Mendonça.

A Caixa Econômica Federal fechou uma de suas duas agências e opera apenas na Visconde de Pirajá, em frente à N. Sra. da Paz. O Safra fechou há dois anos a agência de rua e atende no 3º andar do nº 250 da Visconde. De novo, a vinda do Sicredi, banco cooperativo que se instalou na Praça General Osório onde fechou agência do Bradesco...

Quem lidera, por ora, em Ipanema, é o espanhol Santander, com quatro agências.

 

Farmácias e Americanas lideram

Dor de cabeça para os grandes bancos desde o final do ano passado, a Americanas tem 5 pontos no comércio de Ipanema. Sendo um bairro de alto poder aquisitivo e longevidade da população, Ipanema vê muito dos espaços das agências bancárias que fecharam serem tomadas por farmácias ou laboratórios. O Laboratório Alta ocupa, desde março, o nº 470 da Visconde de Pirajá onde funcionou há dois anos uma agência do Bradesco.

O mercado de farmácias e drogarias era liderado pela Drogaria Pacheco, com cinco lojas. Mas a Venâncio inaugurou três filiais este ano e assumiu o pódio com seis unidades. Droga Raia e Drogasmil disputam os clientes.

 

Opportunity chega a Ipanema

O esvaziamento do Centro da cidade, que se agravou com a pandemia da Covid-19, levou o Banco Opportunity, de Daniel Dantas, a dividir suas atividades, que há quase 30 anos estavam concentradas no novo prédio da Academia Brasileira de Letras, no nº 51 as Avenida Presidente Antônio Carlos, onde hoje ocupa apenas o 10º andar.

Desde o ano passado, o Opportunity mudou de mala e cuia para o 14º andar do “Forum de Ipanema”, na rua Visconde de Pirajá, 351. Se na cidade, o banco tinha a vista do aterro e do Pão de Açúcar, em Ipanema, desfruta da visão da praia, da Lagoa e do Cristo Redentor, além do morro Dois Irmãos, no Leblon.

A tendência de gestores de “assets managements” se mudarem para Ipanema e Leblon explica a onda de novos restaurantes nos dois bairros, bem como a mudança de vários escritórios de advocacia especializados em contenciosos financeiros para a região, para atender à demanda da exigente clientela.

 

Adeus, Rita Lee

Eu bem que a chamei para “Bailar comigo, como se fosse na tribo”, mas ela disse que era “A Ovelha Negra da família” e se recusou. Sumiu, como “Lança Perfume”, rumo a “Shangrilá”, deixando uma enorme saudade. Vai com Deus.

Tags: