BRASIL
Prefeitos pedem recursos da União para prevenção de desastres naturais
Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]
Publicado em 10/07/2023 às 19:00
Alterado em 10/07/2023 às 22:08
Entrega da carta com diretrizes para estruturação de políticas de prevenção e gestão de desastre das cidades Alex Ramos/Prefeitura de Niterói
A cidade de Niterói sediou, na tarde desta segunda-feira (10), um encontro promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Durante a reunião, os políticos encaminharam uma carta ao governo federal pedindo recursos para a prevenção e gestão de desastres naturais em suas cidades. Também foram sugeridas ações prioritárias a serem adotadas pela União nos municípios atingidos.
Os chefes municipais pleiteiam verbas extras para prevenção e gestão de desastres. Alegam que todos os anos são acometidos por tragédias que causam consequências sociais e econômicas devastadoras.
A carta foi entregue ao secretário Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano. O documento deverá ser norteador para pactuação dos municípios com o governo federal e elenca medidas para instituir uma política nacional de prevenção e mitigação dos efeitos dos desastres e das mudanças climáticas.
Ceciliano disse que levará a demanda para incluir no Plano Plurianual (PPA), documento previsto na Constituição, que deve ser elaborado a cada quatro anos para a definição de metas, diretrizes e programas de governo.
“A Defesa Civil precisa de recursos para a prevenção. Muitas vezes, ela acaba agindo na interdição. Precisamos aportar mais recursos no orçamento para prevenção da Defesa Civil dos municípios”, ressaltou André Ceciliano.
O tema é acompanhado pela Comissão Permanente da FNP de Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres (Casd).
* Com Agência Brasil