Rússia inicia 3ª fase dos testes clínicos da vacina Sputnik V, anuncia ministro da Saúde

Macaque in the trees
Produção da vacina russa Sputnik V (Foto: Reuters/Andrei Rudakov)

A terceira fase dos ensaios pós-registro da vacina russa Sputnik V, desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, tem início nesta quarta-feira (9), anunciou ministro da Saúde da Rússia, Mikhail Murashko.

"Hoje começa paralelamente a terceira fase dos ensaios clínicos da vacina [contra coronavírus], a primeira no mundo criada na Federação da Rússia", disse.

Segundo Murashko, no país foram recrutados quase 31.000 voluntários para participar da terceira fase dos testes da vacina.

O ministro salientou também que a Rússia é o primeiro país do mundo que lança também um recurso informático e um aplicativo de acompanhamento das pessoas que serão vacinadas contra covid-19.

Vale destacar que o Centro Gamaleya já está produzindo o segundo lote de vacinas Sputnik V, cada lote do medicamento é verificado pelo Serviço Federal de Vigilância na Área da Saúde da Rússia.

No dia 11 de agosto, a Rússia registrou oficialmente sua vacina contra a COVID-19, Sputnik V, que gera imunidade por um prazo de até dois anos.

O medicamento completou duas fases de testes, cujos resultados foram publicados no início de setembro pela revista científica The Lancet.(Com agência Sputnik Brasil)