Especialistas começam a entender os muitos problemas de saúde causados pela Covid-19

Os especialistas estão começando a entender a vasta gama de problemas de saúde causados pelo novo coronavírus, sendo que alguns deles podem ter efeitos persistentes nos pacientes e sistemas de saúde nos próximos anos.

Além dos problemas respiratórios que deixam os pacientes ofegantes, o vírus que causa a Covid-19 ataca muitos sistemas orgânicos, em alguns casos proporcionando danos catastróficos.

“Pensávamos que se tratava apenas de um vírus respiratório. Acontece que ele vai para o pâncreas. Ele vai para o coração. Ele vai para o fígado, o cérebro, o rim e outros órgãos. Nós não avaliamos isso no começo”, disse o dr. Eric Topol, cardiologista e diretor do Instituto Translacional de Pesquisa Scripps, em La Jolla, na Califórnia.

Além do desconforto respiratório, os pacientes com Covid-19 podem apresentar distúrbios de coagulação sanguínea que podem levar a derrames e inflamação extrema que ataca vários sistemas orgânicos. O vírus também pode causar complicações neurológicas que variam de dor de cabeça, tontura e perda de paladar ou olfato a convulsões e confusão.

E a recuperação pode ser lenta, incompleta e cara, com um enorme impacto na qualidade de vida.

As manifestações amplas e diversas da Covid-19 são únicas, disse a médica Sadiya Khan, cardiologista da Northwestern Medicine em Chicago.(Com agência Reuters)