ASSINE
search button

Sexo aumenta a imunidade e reduz risco de doenças cardíacas

Compartilhar

Que fazer sexo é bom todo mundo sabe. Mas nem todos têm conhecimento que uma vida sexual ativa e prazerosa pode fazer muito bem para saúde tanto dos homens quanto das mulheres. "Os benefícios são muitos e em muitas áreas", alerta o urologista José Alexandre Araújo.

Pessoas que fazem sexo uma ou duas vezes por semana têm até 30% de níveis mais elevados da imunoglobulina A, que estimula o sistema imunológico e colabora com o combate de infecções como resfriados e gripe. O sexo também melhora o sono, já que estimula o oxitocina, que em níveis elevados ajuda a dormir melhor.

Fazer amor também reduz o risco de doenças cardíacas. Uma pesquisa constatou que homens que fazem sexo duas ou mais vezes por semana cortam o risco de desenvolver doenças cardíacas pela metade. Outro estudo apontou que mulheres que gostam de sexo vivem mais. A pele também fica melhor. Essa foi a conclusão de um estudo realizado por cientistas da Universidade Queens (Reino Unido). De acordo com os pesquisadores, atingir o orgasmo aumenta os níveis de estrogênio, testosterona e de outros hormônios ligados ao brilho e textura da pele e dos cabelos.

"E existem muito outros efeitos positivos, como a queima de calorias. Além de aliviar o estresse, já que endorfinas liberadas durante o sexo ajudam a aliviar a tensão. E, claro, traz prazer e felicidade", aponta José Alexandre Araújo.