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Influencers aguardam o pós-pandemia

Divulgação -
As postagens e vídeos exigem pautas e planejamentos com as marcas
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Em algum momento vai acontecer o tempo pós-pandemia. Seja pela eficiência das vacinas, seja pelo sucesso dos confinamentos, esperamos que este medo se afaste do dia-a-dia. Esta esperança já movimenta a ala do marketing, com os profissionais empenhados em estudar formas de amenizar o impacto da crise.

Depois de meses dependendo das telas e da internet para manter o contato com o mundo – desde supermercados, farmácias, até compras em geral _ o hábito de resolver e se informar digitalmente deve ser mantido.

A Youpix, maior consultoria de negócios para influência e entretenimento digital da América Latina, faz a pesquisa que demonstra justamente o aumento do consumo de conteúdo de marcas e influenciadores presentes nas plataformas digitais, graças ao confinamento, que aumentou o tédio e a necessidade de entretenimento. Segundo o estudo, 68% das empresas atualmente consideram estratégico este tipo de marketing, resultado da construção de credibilidade. O reposicionamento e recuperação das marcas podem ter fortes aliados no conteúdo online no pós-pandemia.

Mais de quatro milhões

Este é o detalhe importante: o número de seguidores. Um exemplo é Mileide Mihaile (@mileidemihaile), que ilustra esta estratégia. “Espontaneidade, talento e humor são fundamentais para levar o público a acompanhar um influenciador. Mas neste momento de crise mundial são cruciais a credibilidade, a empatia e a transparência”, comenta Mileide, que também conquista pela beleza e pelo noticiário envolvendo um cantor celebridade. Só que nem tudo tem dado tão certo, porque anunciantes que costumavam adotar esta via suspenderam suas campanhas diante da quarentena. No entanto, a pesquisa da YOUPIX revela que atualmente 78% das empresas consultadas admitem voltar ao esquema online assim que o mercado der sinais de retorno próximo ao normal.

Experiências e emoções

Compartilhar o dia a dia no isolamento com experiências pessoais e conteúdos relevantes, envolvendo marcas, ou promover ações solidárias são bem-vindas pelos seguidores. Mileide arrecadou e distribuiu cestas básicas para moradores de rua de Fortaleza e no interior do Ceará. Também levantou temas importantes como o enfrentamento da violência doméstica.

Com a retomada da economia e os números do Covid 19 estabilizando no Ceará, a influencer cearense tem retomado os trabalhos presenciais, com equipes reduzidas nas gravações externas e ensaios.

“Hoje eu consigo conectar empresas e profissionais com o meu público. Apresento dicas, tendências e muitas novidades bacanas. Tenho parceiros que confiam no meu trabalho e na credibilidade que construí sendo eu mesma, uma mulher real, sem máscaras. É uma via de mão dupla. Meu público também conhece e sente isso, pois por mais que tenham conhecimento de que há um retorno financeiro, eles sabem que só indico aquilo em que acredito, experimento e uso. Assim como só associo a minha imagem a empresas sérias e que tenham valores próximos aos meus”, afirma Mileide.

Vida saudável

Com mais de meio milhão de seguidores, Laari Michellin divide com seu público a rotina de treinos, alimentação, enfim, vida saudável física e mentalmente. Mas tem seu próprio negócio, a Cocondensado, marca de leite condensado vegano. “Meu maior desafio de empreender e ser influencer foi não vincular minha imagem com a marca no Instagram.” Laari teve que traçar novas estratégias de divulgação, para desvincular isto. “Trabalho com outras marcas de alimentos saudáveis, precisei separar o perfil influencer do lado empresária. É claro que ainda divulgo minha marca, mas no instagram divulgo da mesma maneira que uso nas outras marcas”, conta Laari Michellin.

Segundo os influencers de sucesso, o segredo para manter tantos seguidores é uma palavra simples: verdade. A YOUPIX segue as pesquisas , promove cursos e alerta para o público não cair nas armadilhas do oportunismo. Para quem ainda não sabe como funciona o trabalho – sim, é um trabalho e tanto – o influencer ganha promovendo produtos e marcas, competindo com as mídias tradicionais impressas e televisivas. É um caminho, uma profissão sem volta, séria e que exige muito empenho dos realizadores e a palavra da moda no setor: engajamento por parte dos seguidores.

Macaque in the trees
Laari Michellin é influencer de vida saudável e empresária (Foto: Divulgação)

Macaque in the trees
Dicas de livros fazem parte do conteúdo de influenciadores (Foto: Divulgação)

Macaque in the trees
A vida familiar também atrai seguidores, como mostra Mileide (Foto: Divulgação)

Macaque in the trees
As postagens e vídeos exigem pautas e planejamentos com as marcas (Foto: Divulgação)

Divulgação - Laari Michellin é influencer de vida saudável e empresária
Divulgação - Dicas de livros fazem parte do conteúdo de influenciadores
Divulgação - A vida familiar também atrai seguidores, como mostra Mileide
Divulgação - As postagens e vídeos exigem pautas e planejamentos com as marcas