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Olho nas telas para ver os eventos de moda

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A Federação da Moda de Paris promete manter a produção da semana de desfiles como este, da Maison Margiela
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A Federação da Moda de Paris promete manter a produção da semana de desfiles como este, da Maison Margiela (Foto: Divulgação)

Entre as muitas mudanças previstas para depois da pandemia, alguns setores se destacam. Provavelmente, farmácias e supermercados devem ganhar força, pelo menos permanecerão abertas. Mas a moda deve passar por transformações radicais. Há quem aposte no e-commerce para manter um nível razoável de vendas _ mas agora, nesta semana, quem vai comprar uma bota, uma bolsa ou um casaco? Para ir onde? Pelo contrário, estamos efetuando uma limpeza nos guarda-roupas e closets, graças ao tempo que sobra para este desapego.

Esta falta de consumo reflete nas estratégias de lançamento. Nem pensar em reunir 700 convidados para assistir a um desfile ou frequentar um salão para lojistas. A solução encontrada até agora pelos maiores centros é apelar para as semanas online.

Minas estende as atrações

O MInas Trend, grande evento da cadeia produtiva, que reúne confecções e marcas de acessórios, substitui o lançamento da primavera-verão 2021 que seria em abril em Belo Horizonte, por temas online relacionados ao setor, a partir do dia 12 de maio, terça-feira, até o início de julho. No canal do Instagram serão promovidas lives sobe o universo da moda, falando sobre as perspectivas econômicas, sustentabilidade, marketing de influência, sempre às terças e quintas-feiras, às 17h, no instagram do Minas Trend.

Na estreia, Daniela Britto, economista da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) falará sobre o panorama econômico e as perspectivas pós-pandemia. No dia 14 será a vez de Daniela Queiroga e Marcella Mafra, autoras da moda responsável que fazem na Libertees Brasil.

A programação semanal está no site minastrend.com.br e as lives podem ser assistidas no perfil do instagram @minastrend.

Os homens em Paris

A Federação da Alta Costura e da Moda de Paris anuncia a semana masculina para 9 a 13 de julho, também em versão digital. Em princípio, será respeitada a programação oficial. Cada grife estará presente sob a forma de um vídeo/filme livre e criativo. Outros conteúdos farão parte da mesma plataforma, de forma editorial.

O showroom Sphere - Paris Fashion Week também terá a forma de um showroom virtual. Diferente da realização tradicional, que só recebia lojistas e compradores, esta mudança deve permitir uma visão de um público maior para a criatividade das Maisons inscritas na Federação.

A versão italiana

Coleções masculinas do veráo 2020/21 e mais pré-coleções masculinas e femininas serão lançadas de 14 a 17 de julho pela Camera della Moda italiana. Será a Milano Digital Fashion Week.

Também estão previstos videos de desfiles e passagens do show-rooms, que ocupam menos modelos e podem ser feitas de forma mais simples.

Ainda não estão confirmadas as plataformas dos eventos de Paris e Milão.

Afinal, o que mudará, na prática? Quantos seguidores ficarão atentos a estas novidades, vistas na telinha do smartphone, do tablet, até da TV, se souberem fazer a conexão? Quantas lojas ainda terão o poder de fazer grandes pedidos - por exemplo, uma rede poderosa dos Estados Unidos, a Neiman Marcus, do rico estado do Texas, está falindo.Quem será o consumidor/consumidora que ainda estará com salário disponível para comprar moda?

Enfim, uma vantagem para o novo esquema digital dos eventos: acabam as brigas e disputas pelos convites e lugares na primeira fila…

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A semana masculina terá videos e lives criativos durante a Milano Digital Fashion Week . (Foto: Divulgação)

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Final de um desfile tradicional do Minas Trend, que agora terá lives com temas do momento (Foto: Divulgação)

Divulgação - Final de um desfile tradicional do Minas Trend, que agora terá lives com temas do momento
Divulgação - A semana masculina terá videos e lives criativos durante a Milano Digital Fashion Week .
Divulgação - A Federação da Moda de Paris promete manter a produção da semana de desfiles como este, da Maison Margiela