ASSINE
search button

Um estilista africano no seleto time da Alta Costura de Paris

Reuters/Francois Lenoir - 23/1/20 -
Estilista Imane Ayissi ao lado de modelos ao final de desfile na Semana de Moda de Paris
Compartilhar

O estilista camaronês Imane Ayissi combinou o estilo europeu com a originalidade africana durante um desfile marcado pela estreia de um profissional da África subsaariana na Semana de Moda de Paris.

"É uma honra", disse ele nos bastidores do desfile, referindo-se à sua admissão no seleto clube da alta costura em Paris após anos de recusa.

Macaque in the trees
Estilista Imane Ayissi ao lado de modelos ao final de desfile na Semana de Moda de Paris (Foto: Reuters/Francois Lenoir - 23/1/20)

"Estou lutando há 28 anos, dediquei toda minha vida ao trabalho. A Federação Francesa da Alta Costura e da Moda abriu suas portas para mim após me rejeitar muitas vezes, porque não era o momento certo ou meu trabalho não atingia as expectativas. Mas, desta vez, deu certo", afirmou.

Ayissi ingressou jovem no universo da moda, criando roupas para sua mãe, que vencera o concurso de Miss Camarões na década de 1960.

Ao migrar para a modelagem, ele se mudou para Paris há 30 anos, e desfilou para estilistas de ponta, como Yvés Saint-Laurent, Pierre Cardin, Givenchy e Lanvin.

Mais tarde, Ayissi decidiu se dedicar integralmente ao trabalho de designer de moda, definindo seu estilo como minimalista e elegante, "com uma certa maestria de tecido e forma".

Para seu desfile na noite que encerrou a edição deste ano, modelos caminharam pela passarela ao som de músicas africanas, com vestidos no estilo da moda ocidental contemporânea, mas um toque natal: as roupas eram feitas de Faso Dan Fani orgânico, um pano de algodão de Burkina Faso organizado em tiras.

"Eu faço o que posso - para mostrar tecidos africanos reais, contar histórias", disse Ayissi sobre sua coleção. (Reuters)