ASSINE
search button

Paris entre adeus e deusas

x -
Jean-Paul Gaultier se despediu das passarelas (foto Charles Platiau / Reuters) Caption
Compartilhar

Tanto quanto cores e decotes, o que importa durante uma semana de desfiles é o ambiente, os looks dos convidados e as histórias dos criadores. Nesta semana de Alta Costura em Paris, além do esmero das técnicas de costura, dos tecidos preciosos e das salas requintadas, não faltaram detalhes marcantes fora das passarelas.

Gaultier sai de cena

Macaque in the trees
Jean-Paul Gaultier se despediu das passarelas (Foto: Charles Platiau/Reuters)

Nos anos 1980 Jean-Paul Gaultier era considerado o enfant terrible da moda parisiense. Suas modelos fumavam na passarela, as roupas eram presas em cabides na frente dos corpos, os cabelos eram selvagens, bem diferentes dos elegantes penteados dos colegas de profissão. Depois, veio a fase dos figurinos da Madonna, quando criou os sutiãs bicudos para a tour Blond Ambition, em 1990. A cantora chegou a desfilar para uma coleção vista no Museu das Artes de Circo (des Arts Forains, em Paris), empurrando um carrinho de bebê. Junto com as ideias performáticas, Gaultier apresentava uma alfaiataria impecável e consagrou a camiseta dos marinheiros de Marselha, aproveitada como embalagem da sua linha de perfumes. Em 2014 anunciou a saída dos desfiles de prêt-à-porter para se dedicar somente à Alta Costura. Agora, aos 67 anos, montou um desfile com várias referências de suas criações _ as alfaiatarias, as roupas nos cabides, o look todo de gravatas _ e se despediu dos eventos de moda. Dificilmente teremos outro designer que saiba unir bom humor, história e competência profissional, além de inegável carisma.

As mulheres no poder

Desta vez os convidados entraram em uma tenda em forma de corpo de deusa, nos jardins do Museu Rodin, para ver mais uma coleção-manifestação de Maria Grazia Chiuri para a Dior. A frase "e se as mulheres dirigissem o mundo" tinha a ver com o estilo deusa grega da coleção. Longos drapeados, túnicas-togas, transpassados de faixas metalizadas douradas. Até o tradicional tailleur Bar, apelidado de New Look nos anos 1940, veio em nova versão, em branco, usado com sandálias rasteiras douradas. Uma bela colecão, mais um acerto da italiana Chiuri.

Outra designer se deu bem, ocupando o lugar de uma estrela. Em Chanel, Virginie Viard mostrou vestidos inspirados pela passagem de Gabrielle Chanel por um internato de freiras na adolescência, dentro do espaço transformado em jardins. Na moda, nada de arrebatador, mas um bom-senso elegante e realista, que demonstrou como Virginie sucede bem ao mestre Karl Lagerfeld.

Longos comandam

Tradição na Alta Costura, em geral pensada para tapetes vermelhos e grandes festas milionárias, os vestidos longos predominaram nesta semana parisiense. Nomes novos, ou ainda pouco divulgados confirmaram estes modelos suntuosos. Como Maria Aristidou, artista e estilista de Chipre, autora de modelos assimétricos, com fendas e bustiers e Ziad Nakad, com o bom gosto tradicional das famílias do Líbano, com longos misturando. Rendas e babados, com o cuidado de revelar belas pernas por uma abertura lateral. Perfeito para as indicadas aos prêmios de cinema e teatro.

Pierpaolo Piccioli, à frente da grife Valentino, também encantou pelos longos. No clássico vermelho-valentino, em branco ou nas blusas com mangas volumosas, um trabalho de estilo feminino e moderno.

Macaque in the trees
Revival ousado das camisetas listradas, típicas de Gaultier (Foto: Charles Platiau/Reuters)

Macaque in the trees
Mangas aumentadas por franzidos usadas com calças de seda e brincos com longos pingentes (Foto: Divulgação)

Macaque in the trees
Inspiração nas deusas gregas na coleção Dior (Foto: Divulgação Dior)

Macaque in the trees
Longo com fenda e babados, por Ziad Nakad (Foto: divulgação/Imaxtree para Méphistophéles)

Macaque in the trees
Assimetrias e fendas em azul clássico, a cor do ano, por Maria Aristidou (Foto: divulgação Imaxtree para Méphistophéles)

Macaque in the trees
Longo de decote reto, em brnco e preto, por Valentino (Foto: divulgação / Valentino)

Macaque in the trees
O famoso vermelho-valentino nesta edição da Alta Costura por Pierpaolo Piccioli (Foto: divulgação Valentino)

Macaque in the trees
Uniformes de colégio interno inspiraram designer da Chanel (Foto: Charles Platiau / Reuters)

Macaque in the trees
Modelo com bordados em forma de tatuagem no último desfile de Gaultier (Foto: Charles Platiau/Reuters)

x - Modelo com bordados em forma de tatuagem no último desfile de Gaultier (foto Charles Platiau / Reuters)
Divulgação Valentino - O famoso vermelho-valentino nesta edição da Alta Costura por Pierpaolo Piccioli
x - Uniformes de colégio interno inspiraram designer da Chanel (foto Charles Platiau / Reuters)
x - Longo de decote reto, em brnco e preto, por Valentino (foto divulgação / Valentino)
x - Assimetrias e fendas em azul clássico, a cor do ano, por Maria Aristidou ( (foto divulgação Imaxtree para Méphistophéles)
x - Longo com fenda e babados, por Ziad Nakad (foto divulgação Imaxtree para Méphistophéles)
x - Inspiração nas deusas gregas na coleção Dior (foto divulgação Dior)
x - Mangas aumentadas por franzidos usadas com calças de seda e brincos com longos pingentes (divulgaçã
x - Revival ousado das camisetas listradas, típicas de Gaultier (foto Charles Platiau / Reuters)