ASSINE
search button

Lançamentos da semana: macacões, linho fresh e cores

Divulgação -
Longo em camadas de seda, por Bianca Gibbon
Compartilhar

Como prever como será a próxima década? Se fica difícil imaginar as mudanças na sociedade, na economia, na política do mundo ou do país, vamos nos conformando com as novidades da maneira como nos vestiremos.

Ou como poderá ser a moda do ponto de vista empresarial. Porque se assusta assistir às dificuldades de grandes redes internacionais como a fast fashion Forever 21 ou a sofisticada Barney´s, impressiona ver como surgem no Rio de Janeiro pequenas marcas, ateliês, gente corajosa que aposta nos lançamentos em escala quase exclusiva.

Macacões e upcycling

O lugar é inesperado, uma sala em um dos andares sociais do hotel Pestana, na Avenida Atlântica. Ali se instalou a Erica Rosa, mineira de Ponte Nova,vinda de uma família ligada à moda, incluindo uma tia de 90 anos que produzia coleções em miniatura. O talento herdado foi aperfeiçoado com os estudos na IED de Florença, onde começou a paixão pela alfaiataria.

"Mas as cores também são minhas paixões. Faço os ternos de linho, um linho fresh, que amassa pouco, e tem agradado também na linha masculina, sempre com faixa opcional na cintura _ mostrou Erica, que aposta na volta aos blazers em linhos amarelos, lavanda, rosa.

No pequeno espaço há outros destaques: primeiro, a perfeição da modelagem dos macacões, com decotes variados, alças e assimetrias. Em segundo lugar, a interferência da Arte, pelo trabalho do artista plástico Ricardo Pinto, sobre uma jaqueta feita de duas calças jeans, seguindo o conceito do upcycling, que trata de ressignificar uma peça antiga, usada ou assumidamente velha.

A originalidade do estilo da Erica Rosa agrada a atrizes como Carol Castro e Paola Oliveira. E a Elza Soares, mito da música brasileira, que depois de uma aparição vestindo look de poucos brilhos (ao contrário do que a cantora costuma vestir) deve ser o enredo de uma escola no Carnaval, com provável look da Erica Rosa.

Tropical e colorida

Bianca Gibbon não pára. Inventa almoços, encontros e reuniões na loja para atualizar as coleções. Na quinta-feira o pretexto na loja na galeria Ipanema 2000 foi o Natal Tropical, trocando o vermelho tradicional pelo tom coral, sugerido pelas cartelas da Pantone como Coral Living. Mais a atualização para o alto verão da inspiração na Orla Bardot, de Búzios. A estampa Toile de Jouy, que veio em preto ou marinho no inverno, voltou no coral, há babados e malhas tricô finas listradas. Só que a maior empolgação da Bianca tem outro motivo.

"Minha filha Maria Eduarda, estudante de Medicina, criou a Estilo Doute, uma coleção cápsula de jeito jovem. Os tops cropped são bem curtos e decotados, tem shorts-saias, pantalonas muito largas e um conceito de ioga. Ela segue a nossa cartela, mas seus preços são mais acessíveis. Vou lançar a coleção dela na próxima quarta-feira aqui na loja, mas depois a Doute será vendida no Instagram". Quer dizer, mais um encontro da marca com suas adeptas, desta vez uma turma de gatas mais jovens.

São marcas pequenas, competentes, corajosas. Já se preparam, tanto Erica quanto Bianca, para investir no inverno 2020 no azul marinho, lançado pela Pantone como Classic Blue, número 19-4052. Sempre bom lembrar que este azul nunca saiu das linhas de inverno, verão, roupas, sapatos e bolsas das coleções de Mara MacDowell, que acaba de encerrar as portas da rede Mara Mac. De vez em quando, o negócio falha, mas o instinto da moda permanece.

Macaque in the trees
Longo de seda com bolero bordado da linha conceito de Erica Rosa (Foto: Daniel Benassi / divulgação)

Macaque in the trees
Macacão em tom coral com babado no decote, ponto forte da coleção (Foto: Denise Leão / divulgação)

Macaque in the trees
Inspiração na Orla Bardot, o conjunto em tom Coral Living na versão festas de verão, por Bianca Gibbon (Foto: Divulgação)
Macaque in the trees
Elza Soares ao lado da Erica, autora do figurino da cantor (Foto: Divulgação)
Macaque in the trees
Longo em camadas de seda, por Bianca Gibbon (Foto: Divulgação)
 
Macaque in the trees
Faixa na cintura, uma das complementações sugeridas por Erica Rosa nos macacões de linho (Foto: Divulgação)

Macaque in the trees
Bianca Gibbon na tarde do lançamento da coleção de festas de alto verão (Foto: Ines Rozario)

Daniel Benassi / divulgação - Longo de seda com bolero bordado da linha conceito de Erica Rosa
Divulgação - Inspiração na Orla Bardot, o conjunto em tom Coral Living na versão festas de verão, por Bianca Gibbon
Divulgação - Elza Soares ao lado da Erica, autora do figurino da cantor
Denise Leão / divulgação - Macacão em tom coral com babado no decote, ponto forte da coleção
Divulgação - Faixa na cintura, uma das complementações sugeridas por Erica Rosa nos macacões de linho
Ines Rozario - Bianca Gibbon na tarde do lançamento da coleção de festas de alto verão
Daniel Benassi / divulgação - Longo de seda com bolero bordado da linha conceito de Erica Rosa