Jornal do Brasil

Bem Viver - Moda

Moda para comer com os olhos

Jornal do Brasil IESA RODRIGUES, cadernob@jb.com.br

Roupas que duram 24 horas, são cortadas e costuradas com a perícia da Alta Costura: depois de 22 anos criando coleções feitas de elementos comestíveis, Guilherme Tavares está produzindo fotos para o livro "Moda para comer com os olhos".

"Minha família já trabalhava com alfaiataria e Alta Costura. Decidi partir para a gastronomia. Mas meu sonho era a moda. Aos 20 anos, dentro da câmara fria, veio a inspiração de confeccionar roupas com produtos do hortifruti", lembra Guilherme, que é capaz de criar vestidos longos de folhas de alface, “é o melhor material para trabalhar, por conta da cor e da textura “, cereais, frutos do mar, peixes e carnes. O cardápio completo inclui as sobremesas. “Algodão-doce e marshmallow também aparecem nas coleções “.

Pelo mundo

A moda-salada do Guilherme já foi atração em desfiles na Noruega e na Itália, além das apresentações no Rio de Janeiro e São Paulo. “Minha moda In natura abriu muitas portas, rendeu patrocínios da Petrobrás e do mercado Pão de Açúcar. É o meu lado conceitual, que lembra as obras do Archimboldo”.

Na serra

A roupa quase comestível convive com o que sai do ateliê em Petrópolis. São modelos de Alta Costura em tecidos e aviamentos, inspirados em temas como a série Sex & The City, que vestem celebridades como Juliana Paes, Ingrid Guimarães, Eliana, Ellen Jabour e Antônia Fontenelle.

O talento superou aquelas primeiras dificuldades de conseguir matéria-prima para a moda tradicional e da visão das alfaces na câmara fria saiu esta proposta que será documentada em livro. Como define o próprio Guilherme Tavares, “é um espetáculo da Natureza “.

A conferir as novidades no Instagram @guilhermetavaresoficial.  

Fotos: Eduardo Rosa, Messias Martins e Marcia Pereira.

Macaque in the trees
Donuts colorem o look assinado por Guilherme Tavares (Foto: Divulgação)

Macaque in the trees
Que tal, a noiva casar vestida com o bolo da festa? (Foto: Divulgação)

Macaque in the trees
Em lugar de paetês, o vestido de coquetel tem aplicações de pipocas (Foto: Divulgação)

Macaque in the trees
Folhas de alface e fatias de limão no modelo que estará no livro Moda para comer com os olhos (Foto: Divulgação)

Macaque in the trees
Longo de algodão-doce, bonito enquanto dura (Foto: Divulgação)

 

Macaque in the trees
Guilherme Tavares dá os retoques no vestido de Nhá Bentas e balinhas usados por Isabela do Cabo (Foto: Divulgação)