ASSINE
search button

Verão 2020 chega nas cores da moda

Conceitos familiares e simples marcam as cartelas das coleções

Compartilhar

Começou a temporada de lançamentos do verão 2020. No Brasil, já nas vitrines, no hemisfério norte, ainda nas semanas de desfiles de Nova York, Londres, Milão e Paris. O foco, mais do que nos comprimentos - já que atualmente vale tudo, desde a microssaia até os longos -, ou nas formas, é nas cores que definirão a atualidade de quem gosta de se vestir na moda.

Desde os anos 1990 quando os designers japoneses conquistaram os guarda-roupas antenadas com a sugestão do uso do preto como cor minimalista e econômica, porque dispensa lavagens frequentes, as cores fortes estavam em circuito paralelo, apareciam apenas em estampas ou acessórios. Se no mundo a grife Valentino insistia no vermelho, no Brasil, a Farm lançava os padrões em cores vivas.

Fator crítico

“Construir a cartela certa de cores é fator crítico não só para confirmar o DNA de uma marca como para enviar a mensagem efetiva para as pessoas” afirma Carly Monardo, ilustradora inglesa que lidera as campanhas da Pantone, empresa internacional que se consagrou como a maior influência nas tendências de cores desde a indústria automobilística até a decoração, além dos têxteis.

Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, acerta na definição das cores sugeridas pela semana de desfiles de Nova York:

“São cores que expressam o desejo por um aspecto familiar, simples e que ao mesmo tempo use esta base fácil para incluir elementos de humor e distração. Uma combinação de tradições e criatividade”.

Tradução das propostas

O americano Marc Jacobs foi quem melhor traduziu estes conceitos, em seu desfile da temporada novaiorquina. Em um dos modelos, o vermelho é a base, mas a aplicação de flores dá o toque divertido.

Macaque in the trees
Amostras das coleções vistas em Nova York: valem vermelhos, azuis e metalizados (Foto: divulgação )

Macaque in the trees
Marc Jacobs reuniu referências vitorianas no vestido longo com aplicações de margaridas, look vermelho do chapéu às botas (Foto: divulgação/Marc Jacobs )

Em Milão, mesmo o sóbrio e elegante Giorgio Armani propõe botinhas vermelhas no seu e-commerce. Outra marca italiana clássica, a Salvatore Ferragamo, escolheu o vestido vermelho como complemento na campanha para celebrar o sucesso da sapatilha Vara, best-seller desde que a grife abriu, em 1938 em Florença. Batons e esmaltes seguem a variação de cartelas: afinal, o vermelho sempre foi tradicional nestes detalhes de beleza.

Macaque in the trees
Da coleção de acessórios de Giorgio Armani a botinha com salto metalizado (Foto: divulgação)

Como nem sempre o vermelho recebe aclamações unânimes, uma empresa poderosa como a Pantone evita riscos de erros. As cores neutras, como os crus, beges e terrosos, continuam fortes. Ninguém deve se desfazer de suas roupas pretas, porque convivem bem com as novas sugestões. E a família dos rosas, depois da mania dos pastéis estilo nobreza inglesa, volta aos pinks que lembram a boneca Barbie e os anos 1980, fonte inesgotável de referências. A carioca Bianca Gibbon produziu uma série de vestidos e batas em rosa, que viraram destaques para o verão inspirado na Orla Bardot, de Búzios. Sem falar nos azuis, tanto os marinhos (ou Navy, como diz a moda) como os turquesas aquáticos, esverdeados.

Em resumo: vale tudo em matéria de colorido na moda. Por via das dúvidas convém pesquisar um vestido vermelho, como o longo da marca The Paradise. Ou um linho natural, da Osklen - são questões de atualização com a moda, reflexo dos movimentos da sociedade que parece ávida por simplicidade e coisas familiares, sem maiores surpresas.

Macaque in the trees
Longo de decote drapeado da grife carioca The Paradise (Foto: Ines Rozario)
Macaque in the trees
Saia midi com babado na barra e top amarrado em pink da coleção Orla Bardot de Bianca Gibbon (Foto: Alex Santana)

Macaque in the trees
Os rosados avermelhados marcam os lábios com o batom Power Stay da Avon na cor Super Malva (Foto: divulgação/Avon)

Macaque in the trees
O vestido plissado vermelho completou a campanha de celebração do sucesso da sapatilha Vara da grife Salvatore Ferragamo (Foto: divulgação)

Macaque in the trees
Na decoração, o vermelho-terracota aparece forte nas paredes, no projeto do arquiteto holandês Jelle de Jong (Foto: divulgação)

Macaque in the trees
Cartela de esmaltes indicadas pela nail designer Márcia Câmara: a ordem é combinar cores de balinhas Squittles, como já fazem as celebridades e a modelo Victoria Macan (Foto: divulgação)

Macaque in the trees
Estas são as cores básicas e familiares previstas pela Pantone para o verão 2020: Chama Escarlate, Açafrão, Azul Clássico e Verde Biscaia (Foto: Divulgação/Pantone)

Ines Rozario - Longo de decote drapeado da grife carioca The Paradise
Divulgação/Pantone - Estas são as cores básicas e familiares previstas pela Pantone para o verão 2020: Chama Escarlate, Açafrão, Azul Clássico e Verde Biscaia
Alex Santana - Saia midi com babado na barra e top amarrado em pink da coleção Orla Bardot de Bianca Gibbon
divulgação - Da coleção de acessórios de Giorgio Armani a botinha com salto metalizado
divulgação/Marc Jacobs - Marc Jacobs reuniu referências vitorianas no vestido longo com aplicações de margaridas, look vermelho do chapéu às botas
divulgação/Avon - Os rosados avermelhados marcam os lábios com o batom Power Stay da Avon na cor Super Malva
divulgação - O vestido plissado vermelho completou a campanha de celebração do sucesso da sapatilha Vara da grife Salvatore Ferragamo
divulgação - Na decoração, o vermelho-terracota aparece forte nas paredes, no projeto do arquiteto holandês Jelle de Jong
divulgação - Cartela de esmaltes indicadas pela nail designer Márcia Câmara: a ordem é combinar cores de balinhas Squittles, como já fazem as celebridades e a modelo Victoria Macan
divulgação - Amostras das coleções vistas em Nova York: valem vermelhos, azuis e metalizados