Lições de cidadania na Escola Parque

Fundado por alunos, há 12 anos, o Projeto de Educação Comunitário (PECEP) da Escola Parque tem o objetivo de preparar estudantes de baixa renda para o vestibular. O programa é composto 100% por voluntários e tem capacidade para receber mais de 60 alunos por ano. Atualmente, são 40 professores envolvidos no projeto.

Desde o início, o curso já proporcionou a entrada de mais de 200 jovens de comunidades carentes em universidades renomadas, do Rio de Janeiro, e contou com a participação de mais de 500 voluntários. 

O principal diferencial do projeto é que a iniciativa de criá-lo partiu diretamente dos próprios alunos da Escola Parque, que foram até à diretoria pedir apoio. 

O projeto começou de baixo pra cima e essa característica é mantida até hoje. Os jovens não apenas dão aula, como gerenciam o curso. Quase todos os voluntários tem menos de 30 anos. 

Complementarmente às aulas de apoio ao vestibular, o curso oferece um acompanhamento psicológico, como forma de orientar na escolha da carreira. Os alunos selecionados pagam uma taxa simbólica por mês, no valor de 20 reais, para ajuda de custos.