ASSINE
search button

Alexandre Farto inaugura mostra e intervenções urbanas na Zona Sul

Compartilhar

Depois de expor em museus e galerias de arte e fazer interferências urbanas em diversas cidades no mundo, como Paris, Londres, Girona, Lisboa, Xangai, Nova Iorque, o jovem artista plástico português Alexandre Farto expõe seu trabalho, a partir desta quinta-feira (coquetel a partir das 19h), na galeria Clark Art Center, em Botafogo. Batizada de Fragmentos, a exposição individual contará com 15 trabalhos inéditos e faz parte do calendário oficial de eventos comemorativos do Ano de Portugal no Brasil.

Nascido em Lisboa, Alexandre Farto tem sua raiz artística no graffiti/street art e desde os 13 anos assina seus trabalhos como Vhils. Apesar da pouca idade, 26 anos, é considerado referência mundial em arte urbana e muitos especialistas o comparam ao artista Banksy, a grande lenda britânica. Nos últimos anos tornou-se pioneiro na técnica de “escavar superfícies” e famoso por estampar imagens - a maioria de rostos desconhecidos com grandes dimensões - com uso de martelo, espátula, cinzel, furadeira e, até mesmo, explosivos sobre superfícies, seja quebrando ou raspando muros, portas e cartazes publicitários. 

Farto não abre mão de deixar sua marca nas cidades por onde passa através de interferências urbanas. No Rio não será diferente. Além de apresentar 15 obras na Clark Art Center, fez interferências na fachada da própria galeria e em três espaços públicos da vizinha Copacabana: Comunidade dos Tabajaras, onde também será realizada uma oficina com a participação dos jovens moradores, prédio próximo à estação do metrô Siqueira Campos e arcos do Túnel Velho.