CCPJ-Rio incia nova temporada de visitação guiada por Têmis, deusa das leis

A partir da próxima quinta (15) o Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio) dá inicio à nova temporada do programa “Por dentro do Palácio”. Nessa edição, o público poderá visitar o Antigo Palácio da Justiça com a inusitada companhia de Têmis, a deusa grega protetora das leis e dos juramentos, interpretada pela atriz Dulce Penna de Miranda. A atividade é gratuita e tem classificação livre. A idéia é apresentar o espaço, trazendo diversos conceitos de justiça, por meio do teatro, da filosofia, da mitologia e da arte. 

O roteiro da visitação inclui uma breve contextualização de sua história seguida pela ida as três tribunas do espaço: Tribunal do Júri, Câmara Isolada e Tribunal Pleno. As visitas com Têmis acontecem nos dias 15, 16, 22 e 29 deste mês às 18h e no dia 17 às 16h. Em abril, as visitas ocorrem às quintas, às 18h.

O programa “Por dentro do Palácio” já recebeu cerca de 2,5 mil pessoas desde janeiro de 2011. Em sua versão original, os visitantes eram guiados pelo personagem Ruy Barbosa, interpretado pelo ator Eduardo Diaz.

O jurista continuará a guiar visitas em sessões pré-agendadas para grupos e escolas e também em sessões abertas para o público em alguns sábados do ano.