ASSINE
search button

Como o Marketing 4.0 pode ajudar em tempos de crise

Compartilhar

Quantas propagandas você viu no seu perfil do Facebook ou do Instagram, hoje? Algumas são tão direcionadas que parecem ler seu pensamento. A abordagem personalizada aos consumidores na rede faz parte de uma nova batizada de marketing 4.0, e oferece oportunidades únicas de diálogo com clientes. Está ao alcance de grandes e pequenas empresas e pode ser um bom antídoto em tempos de crise.

No livro “Marketing 4.0: do tradicional ao digital”, lançado em 2017, Philip Kotler enfatiza o principal papel desse novo tipo de marketing: promover a ação e a defesa da marca, impactando não apenas a internet, mas a relação fora das redes. As regras desse relacionamento entre marcas e pessoas, em tempos de hiperconexão, valem para todos. Empresas e consumidores andam lado a lado e o lucro é resultado da valorização dos consumidores. As marcas precisam incluir as demandas dos seus clientes nos produtos e serviços que ofertam.

Hoje, o consumo é um ato coletivo e passamos a ser prossumidores – produtores e consumidores de conteúdos. Isso muda o nosso vínculo com as marcas e a passividade diante das propagandas. As pessoas escolhem quais as empresas vão dar atenção, durante as horas de conexão, além de usar as redes para reclamar, elogiar e compartilhar a experiência com produtos. O contato direto entre cliente e empresa é alavancado com conteúdo de qualidade, interessante à rotina dos indivíduos.

O primeiro passo para uma estratégia de marketing digital é existir na internet. Crie um site ou blog e participe das redes onde seus clientes estão inseridos. É importante manter esses canais atualizados para garantir uma comunicação rápida, pois o diálogo ocorre todos os dias da semana. Nesses espaços, as marcas precisam assumir características humanas para iniciar uma relação de cumplicidade. A meta é converter clientes em advogados da marca, que irão defendê-la e recomendá-la. Pesquise bem o seu público-alvo para construir essa personagem em sintonia com os seus valores e preferências.

Monitore as informações produzidas nas redes para orientar as políticas da marca, em relação aos seus parceiros/consumidores. Leia as reclamações com a mesma atenção que lê os elogios. Responda rápido às críticas e denúncias para evitar crises de imagem. Veja quais os temas mais se destacam e avalie o que está dando certo.

O marketing 4.0 é uma opção viável em um cenário onde as empresas lidam com o desafio de enxugar orçamentos e o consumidor não é mais passivo. Tem o custo relativamente menor de investimento com alcance personalizado de clientes. No Instagram é possível promover um post, por três dias, com custo de cerca de R$ 4, delimitando o bairro, sexo, idade e gênero dos usuários impactados. Explore essas possibilidades no seu negócio.

* Professora de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social da Uerj

Tags:

artigo