Jornal do Brasil

Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Rio

Manifestantes fazem protesto no dia em que Cabral completa um ano preso

Grupo também cobra a manutenção da prisão de Picciani, Paulo Melo e Albertassi

Jornal do Brasil

Nesta sexta-feira (17), dia em que Sérgio Cabral completa um ano preso, um grupo de manifestantes fez um protesto contra o ex-governador em frente à Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte do Rio. Com cartazes, tambores, bolo e até espumantes, os manifestantes também cobravam a permanência do presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), Jorge Picciani, e dos deputados Paulo Melo e Edson Albertassi, todos do PMDB, na prisão. Os três parlamentares foram presos na quinta-feira (16), após decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). 

Durante o protesto, o grupo cantava a música Vou festejar, famosa na voz de Beth Carvalho, cujos versos falam: Chora!/Não vou ligar/Chegou a hora/Vais me pagar/Pode chorar/Pode chorar. E ainda: É, o teu castigo/Brigou comigo/Sem ter porquê/Eu vou festejar/Vou festejar/O teu sofrer/O teu penar.

Manifestantes fizeram um bolo para celebrar um ano da prisão de Cabral
Manifestantes fizeram um bolo para celebrar um ano da prisão de Cabral

Cabral foi preso no dia 17 de novembro de 2016, na Operação Calicute, acusado de receber propina para fechar contratos públicos. O ex-governador é réu em 16 processos, e já tem três condenações. Ele foi condenado pelo juiz Sergio Moro a 14 anos de prisão na Operação Lava Jato, e pelo juiz Marcelo Bretas a 45 anos na Operação Calicute, e a 13 anos na Operação Mascate, somando 72 anos.

Recentemente, Cabral se envolveu em pelo menos duas polêmicas na cadeia. A primeira quando teve uma discussão com o juiz Marcelo Bretas, durante depoimento, e fez insinuações sobre a atuação da família do magistrado no ramo de joias. Bretas entendeu as insinuações como ameaças e decidiu transferi-lo para um presídio federal. Contudo, a decisão foi revertida pelo ministro do Supremo Tribunal federal, Gilmar Mendes.

Sérgio Cabral completa um ano de cadeia neste 17 de novembro de 2017
Sérgio Cabral completa um ano de cadeia neste 17 de novembro de 2017

Outra polêmica diz respeito á instalação de um "cinema VIP" na cadeia onde Cabral está preso. Inicialmente, a informação era de que os equipamentos (televisão de tela grande, home theater, aparelho de DVD e uma variedade de filmes) teriam sido doados por uma igreja. Contudo, pastores negaram a doação, e afirmaram que Cabral havia os convencido a assinar papeis simulando que o equipamento, que já estava na cadeia, teria sido providenciado pela igreja.

Tags: aniversário, ano, cabral, cadeia, ex-governador, prisão, um

Compartilhe: