ASSINE
search button

Paes se resigna sobre recolhimento de Banco Imobiliário Olímpico das escolas

Prefeito garante, porém, que não havia objetivo de promoção pessoal no jogo

Compartilhar

O recolhimento das unidades do Banco Imobiliário- Cidade Olímpica das escolas municipais fez o prefeito Eduardo Paes falar, resignado, sobre a decisão na tarde desta terça-feira(30). As unidades foram recolhidas até o último dia 26, por um pedido do promotor Eduardo Santos de Carvalho, da 8ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e Cidadania da capital.

O mistério sobre onde foi parar a verba para a distribuição do jogo, no entanto, permanece: A Secretaria Municipal de Educação não se pronunciou, e o prefeito Eduardo Paes disse que o lançamento do brinquedo foi uma "decisão da Estrela", uma das maiores empresas de brinquedos do Brasil.

O Banco Imobiliário temático foi lançado em fevereiro de 2013, a um custo de mais de R$ 1 milhão de reais.  Obras como a Transcarioca, o Centro de Operações Rio, feitos durante a primeira gestão de Paes, são destacadas no jogo. 

Paes garantiu que irá tirar o jogo das escolas municipais, mas se defendeu das acusações de autopromoção pelo conteúdo do jogo de tabuleiro:

"Aquilo não tem promoção pessoal nenhuma, é uma decisão da Estrela. Tanto que ali eu não fiz o Cristo Redentor, não fiz o Sambódromo, não fiz o Pão de Açúcar, mas gostaria de ter feito", brincou Paes.

Sobre o enaltecimento do jogo às realizações da administração Paes, o prefeito diz que ele fez algumas construções que "marcaram a cidade e que vão fazer você ficar lembrando de mim pelo resto dos dias", disse, em tom de brincadeira."Não quero é que fique dúvida sobre nada disso. O jogo foi lançado antes da eleição, se tivesse alguma intenção de favorecimento eleitoral teria sido feito antes", finalizou Paes.

A Secretaria Municipal de Educação esclarece que as duas unidades do jogo Banco Imobiliário Cidade Olímpica, distribuídas para as escolas, estão sendo recolhidas. A decisão foi tomada em acordo com o Ministério Público.  

>>Situação com o Engenhão ainda está indefinida