ASSINE
search button

Paes assume novo mandato exigindo redução de 10% nos gastos do governo

Prefeito anunciou também medidas nas áreas de educação, transporte e gestão

Compartilhar

Ao ser empossado para seu segundo mandato na Câmara Municipal na tarde desta terça-feira, depois de uma longa espera, o prefeito Eduardo Paes anunciou cortes no governo da ordem de 10% nos encargos especiais das secretarias. A medida,  segundo o secretário da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho Teixeira, proporcionará uma economia de “cerca de R$ 65 milhões” para os cofres municipais município. 

Paes anunciou ainda diversas medidas para os próximos quatro anos. Uma delas é a instalação do ponto biométrico na rede municipal de saúde, cujo objetivo é controlar a frequência dos médicos. Ao falar da medida, ele recordou o caso de mau atendimento na rede de saúde da cidade, da menina Adrielly dos Santos, de 10 anos.

>> Festa de Paes tem afago a líderes religiosos e campanha por Pezão

Atingida por uma bala perdida na noite de Natal, Adrielly somente foi operada oito horas após chegar ao Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, por falta de um neurocirurgião. Adão Orlando Crespo, que deveria estar de plantão naquela noite, faltou ao serviço.

Paes insistiu que nestes próximos quatro anos “não podemos repetir o primeiro mandato, temos que fazer muito melhor. Eu acredito que, no meu governo, tudo tem jeito”, discursou, sem mencionar o incidente durante o discurso, mas fazendo referências ao mesmo na entrevista. 

Outras medidas

Assim como fez ao assumir o primeiro mandato na prefeitura - quando acabou com a aprovação automática dentro das escolas - o primeiro decreto de Paes será na área de educação. Ele anunciou a criação de uma “fábrica de escolas”, cujo objetivo é erguer prédios para que 35% dos estudantes do Ensino Básico estejam matriculados em regime integral.

Outra promessa foi a ampliação do bilhete único municipal que passará a valer também para o metrô e as barcas. O prefeito, no entanto, não especificou detalhes de como deverá concluir a medida. 

Grandes eventos

Paes destacou também a importância dos grandes eventos que a cidade sediará nos próximos anos, como a Jornada Mundial da Juventude, já no ano que vem, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas, que acontecem em 2016.

”Tenho muita convicção das oportunidades que o Rio tem daqui pra frente, temos que saber como tirar proveito disso ao máximo. Não sou de atacar não, mas o Rio perdeu muito tempo. Se eu pudesse fazer 80 anos em 8 ficaria muito feliz”, afirmou.