ASSINE
search button

Ameaçado de morte, Marcelo Freixo está a caminho da Europa

Compartilhar

O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ) já havia realizado todos os procedimentos necessários para deixar o país por volta das 20h desta terça-feira, confirmou a sua assessoria de imprensa, após chegar a dizer que o deputado já havia saído do Brasil, e, em seguida, voltar atrás. Por volta das 21h, o Jornal do Brasil conseguiu falar rapidamente com o deputado. Pelo celular, ele confirmou que já estava dentro do avião, pronto para decolar. Freixo irá para a Europa, onde ficará por cerca de um mês até que sejam feitos ajustes em seu esquema de segurança. O convite para o retiro foi feito pela Anistia Internacional

Freixo é ameaçado desde 2008, quando presidiu a CPI das Milícias na Alerj e indiciou 235 pessoas ligadas a grupos paramilitares no estado. Nos últimos meses, após a execução da juíza Patrícia Acioli, em Niterói, a denúncia de planos para matá-lo se intensificaram. Foram sete em apenas 30 dias.

>> Ameaças a deputado incluíam uso de lança-mísseis

>> Anistia Internacional cobra providências do Rio e explica convite feito ao deputado

O Jornal do Brasil teve acesso a alguns dos registros do Disque Denúncia que comprovam as ameaças ao deputado. O mais recente, recebido na última sexta-feira (27), indica que o seu assassinato estaria sendo articulado junto ao traficante Fernandinho Guarabú, do Morro do Dendê, na Ilha do Governador, Zona Norte.

Entre os documentos, está ainda o ofício da Coordenadoria de Inteligência da Polícia Militar, enviado ao coordenador institucional de segurança da Alerj, informando que o ex-cabo da Polícia Militar Carlos Ari Ribeiro, o Carlão, que fugiu do Batalhão Especial Prisional (BEP) no início de setembro, receberia R$ 400 mil para assassinar o deputado. A quantia seria paga pelo ex-soldado da PM e miliciano Tony Angelo Aguiar, conhecido como Erótico. A dupla já estaria a par de detalhes da rotina de Freixo, incluindo o horário em que ele anda sem seus seguranças.

No dia 17/10, entretanto, o cineasta José Padilha (diretor dos filmes Tropa de Elite 1 e Tropa de Elite 2) expôs, durante ato público na sede fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) para chamar a atenção às ameaças de morte recebidas por Freixo, uma nota em que a Secretaria de Segurança afirma não ter recebido qualquer informação sobre planos para executar o deputado. Apesar da suposta contradição, só houve um pronunciamento oficial sobre o caso na tarde desta segunda-feira.

Secretaria garante ter agido

A Secretaria Estadual de Segurança Pública do Estado do Rio (Seseg) afirmou nesta segunda-feira que tomou todas as providências necessárias para garantir a segurança do deputado. Em ofício enviado ao presidente da Alerj, Paulo Mello, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, informa que, de forma sigilosa, todas as informações foram verificadas e devidamente processadas pelos Órgãos de Inteligência da Polícia Militar, Polícia Civil e pela Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança".

Ainda de acordo com o órgão, em pedido datado de 26 de outubro, Freixo teria pedido que seu filho recebesse escolta a partir de novembro. O documento, entretanto, não tem nenhuma citação ao período em que a proteção deveria ser iniciada.

"Solicito, em caráter preventivo, disponibilização de segurança para o meu filho, aguardando, para tal fim, contato dessa Pasta visando aos entendimentos e ajustes necessários à efetivação dessa medida".

Questionado sobre a nota, o parlamentar afirmou que "o mesmo procedimento também foi adotado em relação à juíza Patrícia Acioli e que este parece estar equivocado". Ele ainda destacou não ter recebido qualquer retorno da Seseg a respeito das investigações feitas sobre as ameaças.

"O José Mariano Beltrame (secretário de Segurança), com quem tenho relações Republicanas, disse que todas as ameças foram investigadas", garantiu Freixo. "No entanto, ele não me repassou nenhum resultado destes trabalhos, os quais classificou como sigilosos. Mas penso que o grande interessado em saber o que foi descoberto sou eu". Até a tarde desta terça-feira, a Seseg evitou comentar as declarações.

Destaque no exterior

O portal da FoxNews para a América Latina diz que “ameaças da polícia corrupta que aterroriza as vizinhanças cariocas” são a causa da ida do parlamentar para algum país na Europa, que não será revelado por questões de segurança. A matéria ressalta a presença de policiai, bombeiros e políticos como integrantes dos grupos paramilitares responsáveis pelas ameaças sofridas pelo político, que está em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

A página da agência de notícias alemã Reuters chamou a atenção para o fato de Freixo, “um conhecido deputado estadual pelo Rio e Janeiro”,  ter de abandonar seu país por  conta de ameaças feitas por um grupo para-militar que o próprio parlamentar foi responsável por investigar.

O inglês The Guardian, que chamou Freixo de “um veterano ativista pelos direitos humanos , conhecido por seu trabalho em presídios e favelas, chamou a milícia que ameaçou o deputado pelo menos sete vezes no último ano de “violenta e poderosa”.