ASSINE
search button

Indulto natalino para presos reflete visão 'liberal' de Temer, diz ministro da Justiça

Decreto reduziu tempo de cumprimento de pena para beneficiados. Integrantes da Lava Jato criticam

Compartilhar

Neste sábado (23), o ministro da Justiça, Torquato Jardim, afirmou que o polêmico indulto natalino concedido por Michel Temer era "impessoal", e que o presidente entendeu que era o "momento político adequado" para se mudar a visão e ser "mais liberal da questão do indulto." Torquato frisou que o indulto não implica em "prejuízo" para a Operação Lava Jato.

O decreto, publicado na sexta (22) no “Diário Oficial da União", reduziu o tempo de cumprimento das penas a condenados por crimes cometidos sem violência ou grave ameaça, entre os quais, corrupção e lavagem de dinheiro.

Em 2016, só poderiam ser beneficiados pelo perdão pessoas condenadas a no máximo 12 anos e que, até 25 de dezembro de 2016, tivessem cumprido um quarto da pena (25%), desde que não fossem reincidentes.

O indulto deste ano não estabelece um período máximo de condenação e reduz para um quinto (20%) o tempo de cumprimento da pena para os não reincidentes. A medida contempla quem cumprir estes requisitos até 25 de dezembro de 2017.

A mudança provocou reações de integrantes da força-tarefa da Lava Jato e da ONG Transparência Internacional.

 "Para que acordo de colaboração premiada? O presidente Temer resolve o problema do corrupto. Em um quinto da pena, está perdoado. Melhor do que qualquer acordo da Lava Jato!!! Liquidação!!", ironizou o procurador Deltan Dallagnol nas redes sociais.

"O Governo Temer joga a segurança pública e o combate à corrupção no lixo. O indulto de Natal é uma afronta à todos que lutam por um país melhor. Milhares de criminosos na rua", reforçou o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, também nas redes sociais.

A Transparência Internacional divulgou nota criticando o indulto. Para a organização, a medida causa "profunda preocupação", uma vez que "facilita sobremaneira a concessão de perdão total da pena a condenados por crime de corrupção".

Ainda segundo a nota, o indulto natalino vem  "beneficiando ano a ano criminosos corruptos e, em 2017, mostrou-se ainda mais leniente."

>> Transparência Internacional vê com "profunda preocupação" indulto de Natal de Temer

Torquato

Segundo o ministro Torquato Jardim, após analisar itens o tema, que incluiam recomendação para deixar de fora do indulto crimes como corrupção, o presidente decidiu flexibilizar as condições do benefício em comparação com 2016. Torquato ainda frisou que Temer foi professor de direito constitucional e secretário de Segurança de São Paulo, e que "conhece esse assunto como ninguém".

"Entendeu [Temer] como posição política, reflete uma visão mais liberal do direito penal, sem dúvida alguma, que manter o apenado em regime fechado não é necessariamente a melhor solução, basta ver que dois terços são reincidentes”, afirmou o ministro.

Ainda de acordo com Torquato, um dos motivos para reduzir o tempo do cumprimento de penal é a superlotação das cadeias no país. O ministro espera que o índice de reincidência de quem cumpre a pena reduza.

"É reconhecer o que está acontecendo no sistema penitenciário brasileiro. Nós temos uma superpopulação presidiária que não está, em sua larga escala, sendo atendida para os fins da condenação", declarou.