ASSINE
search button

Janot afirma que Loures é “verdadeiro longa manus” de Temer

Expressão usada pelo procurador-geral significa aquele que executa ação premeditada por outro

Compartilhar

O procurador-geral da República Rodrigo Janot classificou o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) como “homem de total confiança, verdadeiro longa manus do presidente da República, Michel Miguel Elias Temer Lulia”. A declaração de Janot foi feita quando ele reapresentou no Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de prisão preventiva de Loures. A expressão “longa manus” significa executor de ação premeditada por outro.

Janot apresentou novamente o pedido de prisão de Loures assim que ele perdeu a imunidade, com a volta do deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) à Câmara dos Deputados depois de ser demitido do cargo de ministro da Justiça pelo presidente Michel Temer.

O procurador já havia pedido a prisão preventiva de Loures, então assessor de Temer, no início da Operação Patmos, em 18 de maio. Na época, o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, rejeitou a medida e apenas limitou-se a afastar o parlamentar do mandato.

Loures e Temer são alvo de um mesmo inquérito sob condução de Fachin. A procuradoria suspeita de prática de corrupção passiva, organização criminosa e obstrução à investigação. Janot reafirmou que o ex-assessor especial ‘aceitou e recebeu com naturalidade, em nome de Michel Temer’, oferta de propina de Joesley Batista, acionista da JBS.

A Polícia Federal prendeu Loures preventivamente em Brasília, na manhã deste sábado (3). Ele foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal. O ex-deputado foi flagrado correndo por uma rua de São Paulo, em abril, carregando uma mala estufada de propinas do Grupo JBS – R$ 500 mil divididos em 10 mil notas de R$ 50.

>> Polícia Federal prende ex-deputado Rodrigo Rocha Loures

>> "Prisão de Loures tem o objetivo de forçar sua delação"