ASSINE
search button

'El País': O PT é melhor na oposição do que no governo?

Foi um bem ou um mal que Lula e Dilma governassem sem o assédio de uma oposição amedrontada?

Compartilhar

Matéria publicada no jornal espanhol El País neste domingo (5),  A oposição que Dilma Rousseff e o PT estão fazendo ao Governo interino de Michel Temer colocou sobre a mesa o tema do perigo que a democracia corre quando ninguém a contesta. Sempre se disse que o Partido dos Trabalhadores era imbatível na oposição e em saber mobilizar a rua. Daí o temor quando Lula chegou ao Governo. Os conservadores, pelo contrário, foram bem mais lentos na arte da oposição. Saíam-se melhor governando. Com a chegada do metalúrgico e sindicalista Lula à Presidência, teve-se a impressão de que o PT também era capaz de governar e até melhor que a direita.

> > > El País ¿Es el PT mejor en la oposición que en el gobierno?

A reportagem comenta que a esquerda, no entanto, teve uma aparente vantagem que lhe permitiu governar em paz. Lula anulou em seguida a oposição, que, atemorizada diante da popularidade mundial do metalúrgico, se apequenou e evaporou. Hoje se sabe que o segundo mandato de Lula já não teve, porém, o brilho do primeiro. Foi para ele um bem ou um mal o distanciamento da oposição, que fechou os olhos até mesmo quando começaram a sair à luz as primeiras fendas da corrupção do Governo e do PT?

El País aponta que segundo o ex-presidente José Sarney, nas gravações de Sérgio Machado, Lula lhe teria confessado que seu único grande erro foi “ter escolhido Dilma Rousseff como candidata a sua sucessão”. Teria cometido esse erro se houvesse então uma oposição ativa e robusta?

O jornal espanhol analisa que Rousseff chegou e a oposição continuou, como com Lula, distante e amedrontada, e isso em parte levou a primeira mulher a ocupar a Presidência ao fracasso no modelo econômico, o que criou a maior recessão em 25 anos, ao mesmo tempo que ela teve de sofrer o maior escândalo de corrupção da história deste país, como foi o da Petrobras.

El País conclui que nas poucas semanas do Governo interino de Michel Temer, depois de Dilma ter sido afastada do cargo por 160 dias em decorrência do processo em curso de sua deposição por crime de responsabilidade fiscal, tanto ela como o PT voltaram a demonstrar que sabem fazer oposição. Desde o primeiro dia Temer se viu acossado sem trégua, algo que o obrigou a dar marcha ré em várias de suas decisões. Viu a rua mais mobilizada, Dilma apareceu mais viva que nunca em suas denúncias e até conseguiu que seu mandato, que era dado por perdido, possa voltar a ter possibilidades de ser recuperado.

Leia também

> > > 'Les Echos': Denúncias da Lava Jato respingam no ministério de Temer

> > > 'Le Figaro': Crise política e escândalos de corrupção aumentam crise do Brasil 

> > > 'DW': "Brasil vive clima pré-Chávez"

> > > 'DW': Eurodeputados querem bloquear negociações da UE com governo Temer

> > > 'FT': Escândalo da Petrobras evidência necessidade de reforma política no Brasil

> > > "Impeachment é forma de encobrir o golpe" diz Cardozo ao 'Página 12'

> > > 'NYT': Queda de ministro coloca em dúvida idoneidade do governo interino

> > > Washington Post: Gravações telefônicas pressionam aliados de Temer

> > > FT: Brasília é um poço fervilhante de políticos comprometidos

> > > NYT: Transcrições expõem motivação e complô para derrubar presidente Dilma

> > > NYT compara Congresso do Brasil a circo

> > > 'Libération': Impeachment de Dilma foi para travar investigação da Petrobras

> > > 'Financial Times' publica carta de Serra em resposta ao artigo sobre Mercosul