ASSINE
search button

'FT': Escândalo da Petrobras evidencia necessidade de reforma política no Brasil

Jornal inglês diz que é preciso afastar de vez quem incentiva a corrupção

Compartilhar

O jornal britânico Financial Times traz uma matéria nesta edição de segunda-feira (30), onde trata da necessidade de uma reforma profunda na política brasileira, após o escândalo da Petrobras. 

Se você é um político em Brasília nos dias de hoje, deve tomar muito cuidado com amigos ou colegas de trabalho, antes de responder a qualquer pergunta, comenta a publicação. 

Isto é o que Romero Jucá, ex-ministro do Planejamento do Brasil, deveria ter feito depois que conheceu Sérgio Machado, o chefe da subsidiária da Petrobras. Após a transcrição de uma conversa entre estes dois em março deste ano, o ministro teve que deixar seu cargo, conta a reportagem do Financial Times. A conversa anterior ao impeachment da presidente Dilma Rousseff no início de Maio, que foi liderado por Jucá e seu partido do Movimento Democrático Brasileiro, ou PMDB, deixa bem claro que a dupla estava discutindo a melhor maneira de ganhar alguma proteção na investigação sobre corrupção na Petrobras estatal e colocar Michel Temer, seu vice-presidente, também do PMDB, em seu lugar.

O jornal inglês destaca que o ex-ministro Jucá descobriu somente mais tarde que seu interlocutor estava grampeando ele, e outros políticos, supostamente como parte de um acordo judicial que Sergio Machado havia feito com investigadores federais em troca de ajudá-los a recolher provas e atenuar sua pena.

O Financial Times concluiu que conforme a investigação sobre o caso de corrupção da Petrobras se expandiu, o medo tomou conta de Brasília. Alguns membros do Congresso, formado por mais ou menos 600 membros, são acusados ??de colaborar com os funcionários da empresa e empreiteiros para extrair subornos. estima-se que mais da metade tenha envolvimento nesta rede. 

A maioria das pessoas no Brasil, sejam eles do PMDB ou do PT de Dilma Rousseff, parecem concordar que, além das investigações em andamento, as reformas políticas são necessárias para tentar remover alguns dos incentivos para a corrupção. Como em muitas jurisdições, a corrupção no Brasil gira principalmente em torno da necessidade de financiamento de campanha, analisa o texto do Financial Times.

Uma das primeiras reformas já foi realizado pelo Supremo Tribunal, que proibiu doações corporativas. Mas, sem alterações que a complementem, isso só vai deixar os partidos com falta de financiamento e talvez ainda mais vulneráveis ??à corrupção.

Enquanto isso, os políticos brasileiros devem tomar cuidado com suas conversas entre amigos, colegas, parentes e principalmente, membros da oposição. 

Notícias relacionadas

> > > 'Deutsche Welle': Esqueça Temer, Brasil precisa de novas eleições

>>> "Impeachment é forma de encobrir o golpe" diz José Eduardo Cardozo ao 'Página 12'

> > > Washington Post: Gravações telefônicas pressionam aliados de Temer

> > > FT: Brasília é um poço fervilhante de políticos comprometidos

> > > NYT: Transcrições expõem motivação e complô para derrubar presidente Dilma

> > > NYT compara Congresso do Brasil a circo

> > > 'Libération': Impeachment de Dilma foi para travar investigação da Petrobras