ASSINE
search button

'Deutsche Welle': Esqueça Temer, Brasil precisa de novas eleições

Jornal alemão defende eleições antecipadas para resolver impasse político

Compartilhar

O periódico alemão Deutsche Welle traz em sua edição desta segunda-feira (30) uma matéria onde fala sobre as incertezas que o Brasil vive atualmente, comparando o cenário a um verdadeiro pântano político. A situação se tornou tão confusa, diz a publicação alemã, que o mais sensato seria recorrer a eleições antecipadas. 

Segundo a reportagem, apesar da presidência interina de Michel Temer tentando mostrar que o Brasil está no meio de uma transformação, parece que pela primeira vez, as elites políticas e econômicas estão percebendo a possibilidade de perder o controle sobre o país.

Independentemente de saber se o Brasil está governado por uma ditadura militar ou um governo democraticamente eleito, um acordo parece fora de questão até o moneto, comenta o texto do jornal Deutsche Welle.

O periódico alemão destaca, que até mesmo o impeachment, com fortes indícios de ter sido orquestrado pela oposição para afastar Dilma Rousseff, seguiu este padrão. A direita perdeu a paciência depois de 13 anos do PT no poder e criou meios para que a presidente fosse afastada.

À primeira vista, os críticos de Dilma pareciam estar certos, não fosse o envolvimento de membros do alto escalão em numerosos escândalos, provando que o PT é tão corruptível quanto os outros partidos, opina o Deutsche Weller.

Um escândalo enorme ligado a Petrobras, parece ter confirmado a suspeita de que todos os partidos estão sendo investigados e envolvidos, inclusive membros do governo interino. A investigação, conhecido como "Operação lava-jato", levou membros do PT a prisão, como José Genoíno e José Dirceu, acrescenta o jornal alemão.

Escândalos 

Os promotores públicos não têm se limitado a investigar as atividades dos membros da PT, e dos adversários políticos do presidente Dilma Rousseff. Todos são suspeitos.  Existe um grande risco na classe política inteira vir a baixo após a resolução desta operação. 

Os brasileiros estão exigindo que os seus representantes mantenham pelo menos um pingo de integridade e respeito pela lei, sendo assim, eleições antecipadas são provavelmente a única maneira de pôr fim à agonia política e a queda econômica que a nona maior economia do mundo está passando. 

leia também:

Leia também

> > > 'FT': Escândalo da Petrobras evidência necessidade de reforma política no Brasil

> > > "Impeachment é forma de encobrir o golpe" diz José Eduardo Cardozo ao 'Página 12'

> > > Washington Post: Gravações telefônicas pressionam aliados de Temer

> > > FT: Brasília é um poço fervilhante de políticos comprometidos

> > > NYT: Transcrições expõem motivação e complô para derrubar presidente Dilma

> > > NYT compara Congresso do Brasil a circo

> > > 'Libération': Impeachment de Dilma foi para travar investigação da Petrobras

Para ler matéria original na íntegra, clique clique:

> > > Deutsche Welle: Forget Temer - Brazil needs new elections