ASSINE
search button

Tucanos querem que PMDB lidere movimento de impeachment, diz jornal

Compartilhar

Líderes do PSDB enviaram um recado ao vice-presidente Michel Temer, antes que ele embarcasse para a Rússia, na semana passada: o impeachment da presidente Dilma Rousseff só ocorrerá se o PMDB assumir a liderança do processo. As informações são do jornal "Folha de S.Paulo" deste sábado (19).

Segundo o jornal, a mensagem foi repassada a Temer pelo senador Aécio Neves (MG), pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo senador José Serra (SP). A conversa entre Aécio e o peemedebista ocorreu no dia 11, antes da viagem do vice-presidente.

No mesmo dia, à tarde, Temer recebeu Serra em sua residência, em São Paulo. O tucano disse que a conversa girou em torno da situação econômica do país e da crise política "genericamente". Serra e o peemedebista são amigos.

Aliados dos três tucanos dizem que eles concordam com a ideia de que o PSDB não pode ser o condutor do processo de impeachment e que o partido só deverá assumir o protagonismo do movimento se for chamado a debater publicamente a situação política e os rumos do país.

Em conversa recente com um aliado, Aécio afirmou que a cúpula tucana está fechada com essa tese e emendou: "Se nos convidarem para conversar às claras, à luz do dia, não há como negar. Mas não vou, na calada da noite, falar sobre o desfecho da crise".

Ainda segundo o aliado, o senador avaliou que seu partido só terá legitimidade se Temer fizer um "pronunciamento firme de que a nação precisa de uma nova fase".

"Se ele fizer isso, eu e o Fernando Henrique seremos os primeiros a sentar na mesa, porque não jogamos contra o país", afirmou Aécio, segundo o aliado. Serra, o líder tucano mais próximo de Temer, teria feito a mesma avaliação.

>>STF pede que MP se manifeste sobre oitiva de Lula e outros políticos

>>Fim do financiamento empresarial de campanha traz novos desafios