ASSINE
search button

Após reunião com Levy e Barbosa, Dilma convoca mais ministros ao Alvorada

Compartilhar

Após passar o dia reunida com os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, do Planejamento, Nelson Barbosa, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante, a presidente Dilma Rousseff convocou mais ministros ao Palácio da Alvorada, na tarde deste sábado, para discutir os cortes no Orçamento. Levy e Barbosa deixaram o Alvorada pouco depois das 16h sem falar com a imprensa.

Foram chamados nesta segunda etapa os ministros Kátia Abreu (Agricultura), Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia), Antônio Carlos Rodrigues (Transportes), Carlos Gabas (Previdência), Gilberto Kassab (Cidades), Ricardo Berzoini (Comunicações), José Eduardo Cardozo (Justiça) e George Hilton (Esporte), além do chefe de gabinete, Giles Azevedo. Aloizio Mercadante também participa desta rodada de conversas.

>> Dilma reúne ministros no Palácio da Alvorada

A assessoria de imprensa do Planalto não confirmou os assuntos das reuniões, mas a agenda focou nas novas medidas para diminuição dos gastos da administração federal, dentro do esforço para reverter o déficit de R$ 30,5 bilhões previstos no Orçamento. Os cortes devem ser anunciados na próxima segunda-feira. O ministro Edinho Silva, da Comunicação Social, que não participou das reuniões, confirmou que a pauta de discussões são os cortes de gastos que cada ministério terá de fazer no esforço para tentar equilibrar as contas públicas.

Estão em discussão medidas como eliminação de cargos comissionados e revisão de contratos com prestadores de serviços.

Outro assunto em destaque foi a possibilidade de redução do número de ministérios. Neste caso, o anúncio das pastas extintas deve ser feito no final da próxima semana, já que não existe um consenso sobre o assunto.

>> 'Devemos repudiar os que querem sempre a catástrofe', diz Dilma