ASSINE
search button

Dilma: Nós margaridas, que geramos a vida, não permitiremos qualquer retrocesso

Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira, na cerimônia de encerramento da Marcha das Margaridas, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, que não permitirá que haja retrocessos no país. "Nós margaridas, que geramos a vida, não permitiremos que ocorra qualquer retrocesso nas conquistas sociais e democráticas. Continuarei trabalhando para honrar e realizar os sonhos de vocês", afirmou.

Após gritos de “Fora Cunha” e ao coro de “não vai ter golpe”, Dilma foi recebida por milhares de pessoas e anunciou uma série de ações do governo para as mulheres. No final do discurso, ela citou música de Lenine que diz que “Nós podemos envergar, mas nós não quebramos”.

"Tenho certeza absoluta que todas vocês seguirão em marcha, lutando e construindo o país que queremos", acrescentou a presidente. "Vocês são um exemplo que inspira a mim, presidenta da República, que inspira a todo o meu governo que quer diálogo constante". 

>> Dilma: "Soberania significa submissão à vontade das urnas"

"Quero reafirmar nossa parceria e me somar a vocês nessa mobilização por justiça, autonomia, liberdade, democracia e não ao retrocesso", disse.

A presidente anunciou plano de ações do governo para as mulheres, como as patrulhas rurais Maria da Penha, em parceria com a polícia local, para que mulheres vítimas de violência sejam corretamente atendidas, e a ampliação dos serviços de saúde que fará parte do calendário oficial do Ministério da Saúde, em novembro, para que as mulheres tenham atendimento prioritários nos postos de saúde em exames preventivos como mamografia e papa-nicolau. 

>> Juristas lançam manifesto contra golpismo e pedem respeito às urnas

>> Fachin diz que crise política não pode prejudicar interesses do país

Antes do início da cerimônia, as participantes da Marcha das Margaridas gritaram palavras de ordem. Uma bandeira com os dizeres "Fica Dilma" foi levantada pelos militantes, que também entoaram "Fora, Cunha". Elas também cantaram: No meu país, eu boto fé, porque ele é governado por mulher". 

Presidente da Contag defende respeito à democracia e compromisso contra retrocessos

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), Alberto Broch, deu boas-vindas à presidente Dilma Rousseff na tarde desta quarta-feira (12), na cerimônia de encerramento da 5ª Marcha das Margaridas, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Na ocasião, destacou a importância de se aceitar a decisão das urnas e respeitar a democracia.

“Quero reafirmar o nosso compromisso com um país mais justo e democrático. E que ele nunca volte para trás, mas siga sempre em frente, por mais justiça e mais igualdade”, disse.

Broch ressaltou ainda que o movimento levanta a bandeira contra qualquer golpeNós somos contra aqueles que querem o retrocesso desse País. Reafirmamos a democracia para que nosso País seja cada vez mais justo. Que o campo seja cada mais justo, mais igualitário, para que possamos produzir alimento, produzir cultura e produzir a vida”, defendeu.

A marcha é considerada a maior manifestação atual pelos direitos das mulheres no mundo e reuniu cerca de 70 mil ativistas entre o Estádio Mané Garrincha e a Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

O movimento – que existe desde o ano 2000 e que tem em seu nome uma homenagem à trabalhadora rural e líder sindical paraibana Margarida Alves, brutalmente assassinada em 1983 – defende um modelo de desenvolvimento sustentável, democrático e com efetiva participação das mulheres. Também faz uma defesa da reforma agrária e de políticas públicas de respeito à diversidade.