ASSINE
search button

Dilma decide reconduzir Janot ao cargo de Procurador-Geral da República

Ministério da Justiça ressalta que escolha respeita autonomia do Ministério Público

Compartilhar

A presidenta Dilma Rousseff decidiu, neste sábado (8), reconduzir o atual Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, para mais um mandato de dois anos à frente do Ministério Público Federal. Janot foi o nome mais votado em eleição realizada entre os membros do MPF que resultou em uma lista tríplice encaminhada à presidenta. A presidente se reuniu na manhã deste sábado com Cardozo e Janot no Palácio da Alvorada para comunicar a decisão.

Dilma Rousseff deve enviar a indicação ao Senado nesta segunda-feira (10), informou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A recondução de Janot ao cargo precisa da aprovação de ao menos 41 dos 81 senadores. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deve marcar uma sabatina com o indicado, antes de submeter seu nome ao plenário.

Em nota, o Ministério da Justiça destacou a autonomia constitucional garantida à instituição. "A Presidenta da República, Dilma Rousseff, decidiu reconduzir ao cargo de Procurador-Geral da República o dr. Rodrigo Janot. A decisão foi informada ao próprio Procurador-Geral na manhã deste sábado (8), em reunião oficial no Palácio do Alvorada, realizada com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo", diz a nota.

"A escolha da presidenta Dilma Rousseff acolhe, novamente, posicionamento da maioria dos membros do Ministério Público Federal, assegurando assim, de fato, a autonomia estabelecida na Constituição de 1988 a esta importante instituição da República", completou a nota do Ministério comandado por Cardozo.

>> Rodrigo Janot fica em primeiro lugar na lista tríplice para PGR