ASSINE
search button

Berzoini para Cunha: Governo constrói pontes 

Ministro das Comunicações diz que Planalto espera diálogo com o presidente da Câmara

Compartilhar

Em entrevista ao jornal O Globo, neste domingo, o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, disse que espera retomar o diálogo com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que anunciou rompimento com o governo, depois de acusar o Planalto de conspirar com a Procuradoria Geral da República para envolvê-lo na Operação Lava Jato que apura corrupção na Petrobras. “A manifestação do presidente da Câmara dos Deputados é unilateral, com uma interpretação muito particular dos fatos. A nós, cabe continuar apostando no diálogo”, afirmou.

>> Eduardo Cunha anuncia rompimento político com governo

>> "Não há espaço para aventuras antidemocráticas", diz Dilma

A relação com Cunha (segundo o lobista Júlio Camargo disse em sua delação premiada, recebeu US$ 5 milhões para não atrapalhar contrato de aluguel de sondas de exploração de petróleo), confirma Berzoini, nunca foi das melhores. Agora, diz, fica mais tensa. “Mas governo é governo, tem de apostar sempre em construir pontes, até com quem eventualmente não queira”.

Berzoini tem a convicção de que não existe nenhuma razão real para que a presidente Dilma Rousseff (PT) não concluir seu mandato. “Existem algumas pessoas afoitas, não são todas, que procuram algum motivo para essa anomalia institucional, que seria uma ruptura sem fundamentação na Constituição e na lei”, critica.

Sobre a economia, afirma que o governo está trabalhando muito para enfrentar uma situação econômica que “não está restrita ao Brasil”. “É claro que o Brasil tem seus próprios problemas, não estou tentando transferir toda a dificuldade que vivemos para o cenário internacional”, pondera. Segundo ele, este é um momento de tensão natural, talvez parecido com o primeiro ano do segundo mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, quando houve grande mudança de expectativa quanto ao governo.

>> PMDB diz que rompimento de Cunha com o governo é 'pessoal'

>> Planalto responde a Cunha e espera imparcialidade na Câmara

>> Em resposta a Cunha, Sérgio Moro diz que não pode silenciar testemunhas

>> Cunha destaca número de projetos aprovados em pronunciamento na TV

>> Panelaço marca pronunciamento de Eduardo Cunha na TV