ASSINE
search button

PGR confirma que vai tomar providências sobre denúncia de Valério contra Lula

Compartilhar

Brasília - O procurador-geral da Republica, Roberto Gurgel, disse, nesta quarta-feira, que – concluído o julgamento da ação penal do mensalão – vai “analisar” o depoimento de Marcos Valério prestado, em setembro, a dois subprocuradores da República, no qual o operador do esquema criminoso afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dele tinha conhecimento e dele se beneficiou.

“Agora, sim, eu vou analisar o depoimento, e serão tomadas as providências, enfim, que são cabíveis para a completa investigação de tudo que demande apuração. Temos de examinar o depoimento em profundidade. Com muita freqüência, Marcos Valério faz referência a declarações que ele considera bombásticas. Mas o que vamos examinar em profundidade não é bem isso. Vamos ver se o que existe no depoimento pode motivar futuras investigações”, acrescentou Gurgel.

>> Mensalão: PGR confirma que vai pedir prisão imediata de condenados a reclusão

Quanto ao ex-presidente Lula, especificamente, o chefe do Ministério Público voltou a explicar que eventual investigação já não compete ao procurador-geral da República por que ele não detem mais a prerrogativa de foro especial (o do Supremo Tribunal Federal). Assim, se “houver algo relacionado ao ex-presidente isso será encaminhado à Procuradoria da República de primeiro grau”.