ASSINE
search button

'FT' repete discurso da grande mídia e fala em 'bagunça' no Brasil

Mesmo com desemprego e estagnação na Europa, 'Financial Times' descreve caos na economia brasileira 

Compartilhar

Mais uma vez jornais internacionais falam mal do Brasil. O britânico Financial Times publicou nesta sexta-feira (15/05), uma matéria extensa em que descreve um cenário de calamidade no país.  

O título "Brazil: Oily mess" ("Brasil: bagunça oleosa", em tradução livre) faz alusão ao escândalo do Petrolão.  

Mas a ironia prossegue no texto. “Na sociedade hiper-consumista brasileira, as pessoas estão acostumadas a pagar por tudo em prestações, desde geladeiras e televisores a implantes de silicone nos seios. Mas o que menos se sabe é que até mesmo propinas a partidos políticos podem supostamente ser pagas em parcelas”, citando o depoimento de Augusto Ribeiro de Mendonça Neto, antigo membro do conselho da empresa de serviços de petróleo e gás, a Toyo Setal. 

O artigo tem o mesmo tom de alguns jornais de grande circulação no Brasil, e implica Lula nos escândalos. “O desencanto é tão profundo — com críticos  acusando o PT de usar a Petrobras como fonte de financiamentos ilícitos para  ajudar a mantê-lo no poder — que até mesmo o político mais veterano e importante, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está sob fogo direto pela primeira vez”.

Há até um depoimento de Márcia Gomes, uma “psicóloga fazendo compras na Avenida Paulista”, de acordo com o FT: “Eu acho que Lula deveria ser investigado”. 

O jornal britânico diz que o líder petista deu sinais de que pode concorrer de novo nas eleições de 2018. Com quase quatro anos pela frente, o PT pode se recuperar, dizem analistas. “Mas os erros do partido na economia, o escândalo na Petrobras e outro caso mais antigo de corrupção, que ficou conhecido como ‘mensalão’, no qual companheiros próximos a Lula foram condenados por compra de votos no Congresso, mostram problemas profundos”, decreta o Financial Times.

A matéria traça um panorama de desespero com frases como: “O desemprego está escalando e a inflação é alta”.  “O FMI recomendou ao Brasil que introduza uma austeridade fiscal mais dura”. "A economia fraca e o escândalo dividiram o PT".

Na matéria há inclusive um depoimento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao próprio Financial Times. “Estamos agora em uma bagunça política, há uma falta de liderança clara, o congresso está se tornando mais ativo na tentativa de competir com o poder executivo,” disse FHC, descrito como ‘figura proeminente da oposição’.

É de se estranhar que jornais estrangeiros critiquem sucessivamente o Brasil enquanto seus países ainda lutam contra uma crise financeira semeada por eles mesmos.  

A campanha sórdida não se restringe à mídia brasileira. Como se pode ver, há jornais estrangeiros que estão a serviço daqueles que são contra o Brasil.

Veja outras reportagem do FT atacando o Brasil:

>> 'Financial Times': Brasil ora vem, ora vai

>> 'Financial Times': Brasil e México, um conto de dois escândalos

>> 'Financial Times': Os bancos do Brasil sentem saudade

>> 'Financial Times' destaca crise na Petrobras: "Asfaltada por corrupção"