Jornal do Brasil

Sexta-feira, 21 de Novembro de 2014

Informe JB

Tucano defende CPI da Privataria: "É nosso dever investigar"

Jorge Lourenço

Os deputados Nelson Marchezan Júnior (PSDB-RS), Antônio Imbassahy (PSDB-BA) e Fernando Francischini (PSDB-PR) surpreenderam o tucanato ao assinarem a CPI da Privataria, proposta por Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) para investigar supostos esquemas de desvio de dinheiro durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O burburinho é fruto da publicação do livro "A privataria tucana", que acusa o ex-governador de São Paulo, José Serra, de integrar um intrincado esquema de lavagem de dinheiro em paraísos fiscais. 

Delegado por delegado

Francischini e outros dois tucanos assinaram o pedido de abertura da CPI da Privataria
Francischini e outros dois tucanos assinaram o pedido de abertura da CPI da Privataria

Francischini esclareceu à coluna que não tem embaraço algum de apoiar a CPI, apesar de também pertencer ao PSDB. "Eu sou delegado, assim como o Protógenes, e me sinto mais como um delegado dentro da Câmara do que um político. Me sinto na obrigação de assinar qualquer CPI. Acho que tudo deve ser investigado e, se as denúncias forem verdadeiras, os culpados devem ser punidos. Se provarem tudo o que estão falando, vou ser o primeiro a pedir punição. Ao mesmo tempo, se elas forem falsas, os responsáveis pelo livro terão que pagar", observou o tucano dissidente.

Tucanos atrás do livro

Se você correu atrás do livro de Amaury Ribeiro e não o encontrou, não se sinta um desprivilegiado. Os próprios parlamentares estão com dificuldades para comprá-lo. "Ainda não consegui pegar o livro, mas vou comprá-lo com certeza. No entanto, pelo que já me disseram, tem tanto documento que é mais um dossiê do que um livro", conta Francischini. 

Bicada amiga

No Senado, Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Aécio Neves (PSDB-MG) se bicaram de leve. Nunes discursava contra as denúncias do livro quando Aécio pediu um aparte, o que lhe daria o direito de fazer uma observação a respeito do que o colega tucano falava. Surpreendentemente, Nunes negou o aparte a Aécio. Para quem ainda não leu, "A privataria tucana" aponta um racha no PSDB e relata uma operação de José Serra para espionar Aécio Neves antes das eleições de 2010. 

Tags: Aécio Neves, antônio imbassahy, cpi, fernando francischini, nunes ferreira, privataria, PSDB, tucanato, Tucano

Compartilhe:

Comentários

5 comentários
  • Rodrigo, Goiânia

    Num tempo
    Página infeliz da nossa história
    Passagem desbotada na memória
    Das nossas novas gerações
    Dormia
    A nossa pátria mãe tão distraída
    Sem perceber que era subtraída
    Em tenebrosas transações
    Seus filhos
    Erravam cegos pelo continente
    Levavam pedras feito penitentes
    Erguendo estranhas catedrais

  • wagner lavra, são gonçalo rj

    Parabéns para os deputados tucanos,afinal quem é honesto,e não tem o que temer.

  • Sebastião A. Casado, Niterói

    Sobre a Privataria tucana
    Ainda não li o livro, mas vou correr para comprá-lo antes do Serra e do FHC comprarem todo o estoque a fim de esconder do povo, que ainda não os conhecem, acontecimentos tão nocivos e terríveis para o nosso povo assim como para todos os nossos descendentes quanto foram essas privatizações mal explicadas e nada convincentes. Só de pensar que empresas estatais construídas pelos nossos pais e avós durante décadas e que eram motivo de orgulho de todos nós patriotas, naufragaram em apenas oito anos de um macabro pesadelo apocalíptico chamado Fernando Henrique Cardoso me trás um sentimento, não de vingança mas de justiça. Justiça essa que quer saber porque uma empresa como a vale do rio doce, por exemplo, tão lucrativa e que era se não a maior, uma das maiores mineradoras do mundo foi liquidada por tão pouco? E ainda, porque a grande imprensa, com exceção da rede record, ainda não se manifestaram sobre o tema? será por afinidades políticas ou há algo por de trás disso? O povo aguarda respostas.
    Brasil para os brasileiros sempre!!!!!!!!!!!
    15/12/11

  • Mauro, Bauru

    Eu nunca duvidei que dentro do PSDB tivesse gente decente.
    Para mim, como em todo ajuntamento de pessoas, a cúpula é ou será podre, mas na base há o que seja sincero e aproveitável.

  • José Gregorio, Petropolis RJ

    PENSE BEM: AS PROVAS SÃO MUITO COMPROMETEDORAS.. TUDO LEVA A CRER QUE METERAM A MÃO MESMO E COM FORÇA... NAD MAIS JUSTO QUE UMA CPI ASSIM COMO FIZERAM COM OUTROS SUPOSTOS ESCANDALOS... GOSTARIA DE VER A OPINIÃO DA REDE GLOBO... POIS ELES VÃO COM TANTA FORÇA NOS ESCANDALOS DO GOVERNO E JA FAZ VINTE DIAS Q ESSE LIVRO VEM BATENDO RECORDE DE VENDAS E OCASIONANDO CPI... NAO ENTENDO O PORQUE DA REDE GLOBO NAO FALAR.. A NÃO SER QUE BILHOES DE DOLLARES SUPOSTAMENTE ROUBADOS NÃO É CASO DE NOTICIARIO... TA AI PRA PENSAR... PHSYZJK.

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.