ASSINE
search button

Fofura do dia: fãs fazem vídeo em solidariedade a Ivete Sangalo

Cantora continua internada no Hospital Aliança, em Salvador, sem previsão de alta

Compartilhar

Confira também nosso blog

Fãs de todo o país se mobilizam em corrente por Ivete Sangalo, que está internada desde domingo no Hospital Aliança, em Salvador, com um quadro de meningite. Hoje foi disponibilizado na internet um vídeo feito pelo fã clube Sonho Épico com o título Força Ivete. Nele, além de imagens da cantora, a música escolhida foi Não estou sozinho.

Atenção fãs de Ivete Sangalo. Recebemos o novo boletim médico da cantora. Dizem os médicos que ela apresentou boa evolução clínica nas últimas 24 horas. Vem alimentandos-se normalmente com dieta livre e movimentando-se bem no quarto. Mantém indicação médica de repouso e uso de medicações intravenosas. 

Ontem, telefonamos para os médicos que atendem a cantorano Hospital Aliança, em Salvador, para saber mais sobre a doença. O neurologista Elias José Pimenta  nos avisou que estava em atendimento e que não poderia falar muito naquele momento e nem sobre o caso de Ivete especificamente. Mas, uma frase apenas foi o bastante: "A meningite de Ivete Sangalo não é contagiosa". Foi bom ouvir isso, o que veio corroborar o boletim que recebemos pela manhã, informando que a equipe médica descartou o diagnóstico de meningite meningocócica do tipo C, o quadro mais grave da doença.

Corremos ao site do Ministério da Saúde e reproduzimos aqui estas informações: "A meningite é uma doença grave e pode acometer indivíduos de qualquer idade. Pode ser causada por bactérias, vírus, parasitas e fungos. As meningites bacterianas são clinicamente mais graves e tem maior importância em saúde pública pela sua capacidade de ocasionar surtos e epidemias. As meningites virais (assépticas) podem se expressar por meio de surtos, porém com pouca gravidade.

1. O que é?

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e medula espinhal. 

2. Qual o microrganismo envolvido?

A meningite pode ser causada por diversos agentes  infecciosos, como: bactérias, vírus, fungos dentre outros, e  por agentes não infecciosos.

3. Quais os sintomas?

Os principais sinais e sintomas são: (crianças acima de 1 ano de idade e adultos) febre alta que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez de nuca e manchas vermelhas na pele (petéquias). Em crianças menores de um ano de idade, os sintomas referidos acima podem não ser tão evidentes, devendo-se atentar para a presença de moleira tensa ou elevada, irritabilidade,  inquietação com choro agudo e persistente e rigidez corporal com ou sem convulsões.

4. Como se transmite?

A transmissão é de pessoa a pessoa, por via respiratória, por meio de gotículas e secreções do nariz e garganta, havendo necessidade de contato prolongado e convivência no mesmo ambiente (residentes da mesma casa, colega de dormitório, creche, alojamento).

5. Como tratar?

Após a avaliação médica e análise preliminar de amostras clínicas do paciente, este ficará internado e o tratamento será realizado com antibióticos específicos.

6. Como se prevenir?

A principal forma de prevenção é a detecção e o tratamento precoce dos casos, evitando-se que a doença seja transmitida a outras pessoas.

Existem vacinas para prevenir alguns tipos de meningite, dentre estas, estão disponíveis no calendário básico de vacinação da criança: 

BCG, que previne as formas graves de tuberculose, a vacina contra a meningite por Haemophilus influenza tipo b, pneumocócica 10-valente e a meningocócica conjugada C. 

Outras formas de prevenção incluem: evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados e a higiene ambiental". 

Estamos acompanhando a internação de Ivete Sangalo, em Salvador, por conta de uma meningite. E temos que contar aqui, que, no sábado, Veveta cantou durante cinco (eu disse cinco) horas em cima do trio elétrico Cerveja & Coco, no Carnatal. A cantora estava com aquele gás de sempre apresentado em micaretas e fez o povo da pipoca e dos camarotes tirarem o pé do chão. O Cerveja & Coco estreou no Carnatal em 2005, reunindo em um único bloco dois dos maiores ícones da música baiana: Durval Lélis e Ivete Sangalo. Logo depois da apresentação, ela pegou o seu jatinho particular, como de praxe, e seguiu para Salvador, porque gosta de dormir em casa e ficar todo o tempo possível com o filho, Marcelo, do casamento com Daniel Cady.

Os shows de Ivete Sangalo no Recife, dia 7 (quarta-feira) e dia 10, em São Bernardo do Campo, estão cancelados e ainda não há uma nova data marcada. A agenda para dezembro da cantora incluía ainda uma apresentação em Vitória da Conquista, no interior da Bahia, no dia 25, e em Porto Seguro, no dia 28. A assessoria ainda não divulgou se serão cancelados também.

[email protected]