ASSINE
search button

Blatter pode tentar permanecer no cargo, alerta jornal suíço

Presidente da Fifa anunciou renúncia no começo de junho, em meio ao escândalo

Compartilhar

Mesmo sob pressão devido ao escândalo de corrupção no futebol investigado pelo FBI, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, não exclui a possibilidade de continuar no comando da entidade, apesar de ter colocado o cargo à disposição e de ter anunciado um congresso extraordinário para escolher seu sucessor, informa o jornal suíço "Schweiz am Sonntag", com base em fontes anônimas próximas a ele. 

Segundo o jornal europeu, o Blatter teria recebido mensagens de apoio das confederações da Ásia e África (AFC e CAF), que estariam pedindo para Blatter reconsiderar renúncia.    

AFC e CAF estão entre as três com mais votos em uma eleição para presidente da Fifa. A outra é a Uefa, do oposicionista Michel Platini, cotado para suceder o suíço. 

De acordo com o "Schweiz am Sonntag", o presidente teria ficado honrado com o apoio recebido e estaria pensando em ficar no cargo.    

Pouco depois, o chefe do comitê de ética e da comissão eleitoral da Fifa, Domenico Scala, divulgou um comunicado convidando Blatter a se manter fiel à sua renúncia. "É claramente indispensável continuar o já iniciado processo de mudança na liderança", diz a nota.

Saiba mais sobre o caso:

>> Diretor de comunicação da CBF perde cargo em meio à crise

>> J. Hawilla grampeava dirigentes da Fifa desde 2013, em acordo com o FBI

>> Caso Fifa: Interpol emite alerta para prisão de um brasileiro e 5 estrangeiros

>> NYT: investigação fecha o cerco a Blatter

>> Eurico Miranda denunciou esquema entre Klefer e Traffic há quase 17 anos

>> Romário divulga nota comemorando a renúncia de Blatter

>> Blatter renuncia à presidência da Fifa e convoca novas eleições

Com informações da Agência Ansa