ASSINE
search button

Bob Burnquist é o primeiro colocado na classificação do MegaRampa 

O brasileiro lutará pela final amanhã, na busca pelo pentacampeonato 

Compartilhar

O maior vencedor da MegaRampa Brasil, Bob Burnquist, como de costume, não fez feio. Com 45,33 pontos somados no gap e no rail, onde a pontuação máxima era a de 50 pontos, Bob ficou em primeiro lugar na classificação para a final da MegaRampa, competição de skate e BMX, que acontece pela primeira vez no Rio de Janeiro. O tricampeão deu um susto na plateia neste sábado, quando sofreu uma queda em sua segunda tentativa do rail e chegou a sair mancando da rampa. Mas ele voltou para o segundo salto e conseguiu concluir a manobra, que consiste na descida pelo corrimão e pela rampa.

Foi de Bob Burnquist a iniciativa de trazer a modalidade ao país. Um dos maiores nomes do skate brasileiro, Bob é carioca, radicado em San Diego, nos Estados Unidos. O skatista foi ovacionado pelos espectadores a cada descida, encaixando suas tradicionais manobras, vencendo as eliminatórias em grande estilo. Em uma de suas performances, Bob fez a torcida vibrar ao fazer um dos truques mais difíceis da modalidade: o 900 invertido numa ponta da rampa (duas voltas completas e meia) e um 360 (uma volta completa) no lado oposto.

>> Final do BMX teve disputa acirrada no MegaRampa

>> Feras do skate fazem público vibrar na MegaRampa, no Rio

O americano Elliot Sloan foi o segundo colocado das eliminatórias com 40,33 pontos, mas outro grande destaque foi o jovem Mitchie Brusco, que garantiu a terceira colocação marcando 39,67 na pontuação, indo para a final com manobras incríveis e impecáveis. Uma das execuções que mais chamou a atenção do público foi o 900 feito brilhantemente pelo garoto. Mitchie, que hoje tem 15 anos, foi revelação na edição passada do evento, conquistando o segundo lugar no pódio, após executar três vezes o 900, ficando atrás apenas de Bob Burnquist.

Outro brasileiro que representou bem o skate do país foi Lincoln Ueda, que garantiu a quarta colocação pontuando 34,67, se classificando também para a final que acontece amanhã no Sambódromo, a partir das 10h45. Lincoln teve mais sorte do que na edição passada, onde quase fraturou o fêmur em uma queda grave.

Marcando 34,33 pontos, o quinto lugar nas eliminatórias ficou para o australiano Jake Brown, já conhecido pelos que acompanham as outras edições da disputa. E a sexta colocação ficou para outra revelação do evento, Jagger Eaton, de 11 anos de idade, que marcou 34 pontos.

Sob um sol forte, do “inverno” carioca, o público lotou o sambódromo totalizando cerca de 20 mil pessoas em pleno sabadão, marcado por muitos tombos dos competidores. Hoje foram definidos os seis primeiros colocados do skate e amanhã, a partir das 8h, haverá treinos, a final de BMX Combo, a premiação de Skate e BMX Combo, além da final de Skate, o Demo de BMX e encerrando o evento, a cerimônia de premiação de Skate e BMX.

Show à parte

Outras estrelas brasileiras que engrandeceram o evento foram: Edgard Pereira (Vovô), Rony Gomes, Martín André, Ítalo Penarrubia e Marcelo Kosake. Os competidores americanos, Trey Wood (11 anos) e Alex Sorgente (14 anos) e o veterano Adam Taylor também fizeram a alegria da arquibancada. Já no BMX os brasileiros Douglas Leite (Doguete) e André Jesus, competiram com feras da bike como, Kevin Robinson, Chad Kagy, Morgan Wade, Anthony Napolitan, Vincent Byron e Colton Satterfield.

A apresentação radical dos deficientes físicos Wheelz e Ítalo Romano também levantaram a plateia do MegaRampa. Além disso, a batalha dos DJs do evento, o canto do rapper Marcelo Dughetto e a dança de um grupo carioca de Break fizeram a galera balançar.

A montagem de toda a estrutura, de 112 metros de comprimento, com uma rampa de 27 metros de altura, equivalente a um prédio de nove andares, durou dez dias. Os 20 mil ingressos foram distribuídos gratuitamente através do site do evento, que teve um investimento de R$ 3,5 milhões.