ASSINE
search button

Levy estuda maior Imposto de Renda para reduzir déficit e ajustar contas

Compartilhar

Nesta terça-feira (8), o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou, em Paris, que o aumento do imposto de renda está em estudo com o objetivo de ajudar a reequilibras as contas do governo.

"Pode ser um caminho [aumento de IR]. É essa a discussão que a gente está tendo agora e que acho que temos que amadurecer mais rapidamente no Congresso", afirmou, após reunião na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE ).

O ministro comparou o Brasil aos países do órgão: "Em relação aos países da OCDE, a gente tem menos impostos sobre a renda, sobre a pessoa física do que na maior na parte dos países da OCDE. É uma coisa a se pensar", argumentou.

>> Oposição critica possibilidade de elevação de impostos para equilibrar contas

>> Renan: 'Congresso não discutiu aumento de impostos'

>> Solução para Orçamento deve vir do Executivo, diz Cunha

Joaquim Levy destacou ainda que o governo enviou ao Congresso um projeto de Orçamento de 2016 com déficit para obter uma "transição mais estável". "A gente mandou o Orçamento com esse desequilíbrio para permitir essa discussão que é fundamental para garantir uma transição estável, segura para a retomada do crescimento", afirmou, acrescentando que, se não houver o equilíbrio fiscal, "daqui a pouco vai ter inflação e qualquer trabalhador, dona de casa, sindicalista sabe que a inflação é a maior inimiga do poder de compra".

Levy ressaltou também que o país passa por um momento de grandes mudanças estruturais e que a presidente Dilma Rousseff tem reiterado o compromisso do governo em promover o equilíbrio das contas públicas. "O próprio mercado está olhando, mas todo mundo está olhando: a dona de casa, os congressistas. O Brasil vai reagir a essas novas condições da própria economia mundial e às necessidades de manter um equilíbrio fiscal que dê tranquilidade aos investidores e às famílias", disse.

"Eu acho que essa discussão, com o Brasil sendo um país democrático, está sendo feita no lugar mais importante das discussões fundamentais, que é no Congresso", acrescentou.