ASSINE
search button

Projeto sobre Petrobras deve ser aprovado neste ano, acredita José Serra

Mercado já se programa para enfrentar cenário de baixos preços de petróleo

Compartilhar

Muita coisa mudou desde a descoberta do pré-sal, e o mercado e a política precisam se adequar aos novos desafios nacionais e internacionais, destacaram representantes do mercado de petróleo em debate com a participação do senador José Serra (PSDB/SP) nesta sexta-feira (28), no Rio. O senador informou em entrevista à imprensa que seu projeto de lei, que propõe a revisão da regra da participação mínima da Petrobras na exploração do pré-sal e na gestão das reservas, deve ser votado em meados de setembro, dentro do prazo de 45 dias da comissão, e segue para o Plenário. Na Câmara dos Deputados, deve ser aprovado em um ou dois meses, aposta o senador. 

Serra salienta que a Petrobras está em situação difícil, obrigada participar de 30% de cada nova área do pré-sal como operadora única, se endividando mais. O senador fez questão de destacar que seu projeto estabelece que a participação da estatal deixa de ser obrigatória, mas que ela ainda fica com a preferência nos projetos, caso seja do seu interesse. 

Questionado sobre a polêmica acerca do projeto, José Serra destacou: "Eu acho que o pessoal está sem discursos. Essa antiga esquerda não tem o que falar hoje para o Brasil, então inventam espantalhos."

Para Serra, o ideal é que a Petrobras seja transformada em uma holding, e cada uma de suas empresas tenha existência própria -- Gaspetro, Transpetro e BR Distribuidora. "A partir daí você tem muito mais liberdade para eventualmente desaparecer com a empresa, vender, porque não tem cabimento fazer óleo de mamona. A funcionalidade da Petrobras é descobrir petróleo e produzir."

Jorge Camargo, presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), destacou que já há um consenso no mercado de que é preciso agora lidar com variáveis muito baixas no mercado de petróleo. "É o fim de um ciclo", apontou Camargo. As empresas agora, então, precisam ter foco em redução brutal de custos, disciplina de capital e inovação e tecnologia. Neste contexto, ele apontou a necessidade de revisão também de políticas, destacando que o conceito de operador único da Petrobras no pré-sal conduz à ideia de uma oferta única e mínima.

O mercado está concluindo a confecção de uma agenda mínima que deve ser apresentada em breve ao ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, com a participação de investidores e fornecedores da indústria local, para apontar a importância de "pequenos ajustes" para dar competitividade ao mercado nacional, informou Camargo.

Em um momento conturbado para o setor de petróleo e gás, com a demanda de empresários por maior flexibilização e revisão da política de Conteúdo Local, a Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio) realizou nesta sexta-feira (28) o debate Perspectivas sobre o futuro do Pré-Sal, no Centro de Convenções da Bolsa do Rio. 

A indústria brasileira de óleo e gás, impactada pela queda no preço internacional do barril, pelo desaquecimento da economia doméstica e pelas denúncias de corrupção envolvendo a Petrobras, vive uma de suas maiores crises em mais de seis anos de forte atividade. Para empresários e analistas do setor, a restrição adotada hoje reduz fortemente a atratividade para investidores, além de resultar em um real freio nos projetos com efeito em toda a cadeia de fornecedores. 

>> Empresários debatem futuro do pré-sal nesta sexta-feira, no Rio

>> IBP defende maior articulação do governo para superar crise na indústria