ASSINE
search button

Mantega diz que crescimento de 4,5% ao ano é satisfatório

Compartilhar

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta segunda-feira que a elevação da nota do Brasil promovida pela agência de classificação de risco Moody's mostra que a política econômica do País está no caminho certo. "Estamos muito satisfeitos porque conseguimos estabilizar o crescimento da economia em um patamar de 4,5% que para nós é muito bom", disse.

>> Moody’s melhora classificação de risco do Brasil

"É claro que nos acostumamos mal com o crescimento de 7%, 6,5%, mas 4,5%, para um ano de ajuste é excelente. Esse crescimento está se dando com uma consolidação fiscal, estamos com as contas públicas muito sólidas e é por isso que a Moody's nos dá uma avaliação de risco melhor. A FIT também já tinha nos avaliado e acredito que em breve a Standard and Poor's poderá fazer isso também", completou.

Os rumos da economia foram discutidos nesta segunda em reunião de coordenação com a presidente Dilma Rousseff, que ficou "satisfeita com toda a situação", nas palavras de Mantega. A Moody's elevou a nota de risco de crédito da dívida soberana do Brasil de Baa3 para Baa2, mantendo a indicação de que o País é mais seguro para investidores.

O ministro também comemorou os números relacionados à inflação, dizendo que este mês, vários indicadores devem ficar próximos de zero. "É claro que o desafio da inflação continua. Temos que continuar vigilantes. Continuaremos tomando medidas necessárias para que a inflação permaneça sob controle e devemos terminar 2011 com a inflação dentro do limite da meta. Este ano deve ficar entre 6,15% e 6,2% portanto abaixo dos 6,5% que seria o limite superior da meta", acrescentou o ministro.