ASSINE
search button

Diretor Claudio Botelho volta à polêmica com comentário transfóbico no Facebook

Produtor ofendeu atriz transgênero Laverne Cox, de seriado do canal Fox

Compartilhar

Menos de oito meses depois de ter xingado a ex-presidente Dilma Rousseff de “ladra” e a plateia de um teatro em Belo Horizonte de “neofascista” e “escrota”, de cima do palco do musical Todos os musicais de Chico Buarque em 90 minutos, o diretor Claudio Botelho voltou à polêmica, desta vez com comentários sexistas e transfóbicos, em uma página do Facebook.

Após seu parceiro profissional Charles Möeller ter criticado, no perfil de um amigo em comum, a adaptação do musical The Rocky Horror Picture Show para o canal de televisão norte-americano Fox, Botelho destilou preconceito na escalação da atriz transgênero Laverne Cox para o papel de Dr. Frank-N-Furter. Segundo o diretor “esse tipo de coisa tá se propagando porque os pais não batem mais nos filhos”. E acrescentou que “holofote é pra Judy (Garland), Barbra (Streisand) e pra Rogéria, o resto é bicha drogada de festa rave”.

“Gente, esse tipo de coisa tá se propagando porque os pais não batem mais nos filhos. Falta surra! Só que se um pai vai e bate numa LaverME dessas, vem uma entidade de direitos de bichas e diz que ela é uma alma de mulher presa num corpo de homem? Heinnnnnn? E eu que sou uma alma de loiro e olho azul perdido num corpo de mineiro do interior há cinquenta anos e ninguém me defendeu nunca? Eu não tenho direitos humanos? Como eu disse: se o pai bate, elas pelo menos sabem que é errado e vão dar pro amiguinho da escola pra se vingar, não ficam inventando que são trans, se dedicam logo a arrumar homem e param de querer holofote. Holofote é pra Judy, Barbra e pra Rogéria, o resto é bicha drogada de festa rave”.

Botelho disse, ainda, que pensou em sugerir para o musical um garoto do seu prédio, "que é bicha", mas que a mãe acha que "pega mal" chamá-lo assim, "então estão inventando que ele é TRANS".

“Na Disney tem essas trans também? Eles vão refilmar Branca de Neve? Eu queria sugerir um garoto aqui do meu prédio que é bicha, mas a mãe acha que pega mal, então estão inventando que ele é TRANS, porque diz que é a mesma coisa que bicha, mas é chique. Ele é bem bonito, mas a única música que ele ouve, com 15 anos, é um disco de uma tal de Selena. Tá?”.

Após a polêmica repercutir em conversas virtuais de grupos de teatro, Botelho apagou os comentários e fez um desabafo em sua página, com uma longa postagem, dizendo-se vítima de perseguição e criticando a "Inquisição Facebookiana estabelecida".

Com 26 anos de parceria teatral, a dupla Möeller e Botelho está produzindo a montagem brasileira de Rocky Horror Show.

>> Plateia reage a fala de ator em musical atacando Lula e Dilma. Veja vídeo

>> Após polêmica em musical, Chico Buarque reage com "espanto e muito desagrado"