ASSINE
search button

MIMO Festival leva a Paraty concertos, filmes e workshops gratuitos

Evento terá presença dos mestres Salif Keita, Pinchas Zukerman e o fenômeno Jacob Collier

Compartilhar

A 12ª edição do maior evento de música instrumental gratuito do País tem como cenário cidades históricas brasileiras e seus patrimônios arquitetônicos. Na colonial Paraty, acontece de 2 a 4 de outubro, com concertos, Festival MIMO de Cinema, aulas na Etapa Educativa e a Chuva de Poesia.

Esta será a terceira parada consecutiva na cidade da Costa Verde fluminense, reunindo grandes nomes da música nacional e internacional. Se apresentam no palco ao ar livre e na Igreja da Matriz o artista malinês Salif Keita ('A voz de ouro da África'), o Zukerman Trio (formado pelo violinista e regente israelense Pinchas Zukerman, a violoncelista sul-africana Amanda Forsyth e a pianista canadense Angela Cheng) e o britânico Jacob Collier, fenômeno da música instrumental, que será a principal atração da noite de abertura.

Entre os brasileiros, estão o Duo Milewski, Carlos Malta & Pife Muderno e a Orquestra Sinfônica Cesgranrio. Além dos concertos - todos com entrada franca - acontecem workshops e oficinas gratuitas, ministradas pelos artistas convidados para esta edição do festival. As inscrições para a Etapa Educativa estão abertas e podem ser feitas até o dia 16 de setembro no site www.mimofestival.com.

Realizado desde 2004 em Olinda, o MIMO é um festival intrinsecamente associado ao patrimônio, aos bens culturais e à educação. Este ano, o evento será realizado pela primeira vez no Rio de Janeiro (13 a 15 de novembro) e em Olinda (20 a 22 de novembro).

>> Maior festival de música instrumental do país, MIMO chega ao Rio

Atrações exclusivas MIMO 2015

Nova descoberta do lendário produtor Quincy Jones, o músico britânico Jacob Collier é a mais recente revelação do jazz mundial e fenômeno da internet com mais de quatro milhões de views no Youtube. O jovem músico, de 21anos, canta, toca piano, bateria, teclados, guitarra, baixo, percussão e violoncelo e causou sensação no Montreux Jazz Festival (Suíça), ao fazer o show de abertura para Chick Corea e Herbie Hancock. Em suas performances, cria uma espécie de “banda de um homem só”, com o auxílio de nova tecnologia de imagem e som, criada em parceria com o Massachussets Institut of Technology (MIT), referência mundial em inovação. Jacob Collier será precedido pela banda paraense Strobo, uma das três atrações vencedoras do Prêmio Instrumental MIMO deste ano.

Diretamente do Mali, Salif Keita também vem ao Brasil com exclusividade para o MIMO e sobe ao palco no segundo dia. Conhecido mundialmente como “A voz de ouro da África”, foi um dos primeiros artistas a extrapolar as fronteiras da música da África Ocidental na direção do rock, do funk e do jazz. Descendente direto do fundador do Império Mali, Sundiata Keita, rompeu a tradição para perseguir o sonho de construir uma carreira artística. Ele apresentará ao público brasileiro um concerto acústico, em que retorna às origens, acompanhado por instrumentistas e vocalistas de seu continente.

Respeitado nome da música clássica internacional, que figura entre os principais regentes do mundo,o israelense Pinchas Zukerman é vencedor de dois Grammy. Ele vem ao Brasil apresentar a nova turnê “Zukerman Trio” e faz concerto inédito no MIMO, na Igreja da Matriz, com obras-primas de Brahms, Beethoven e Mendelssohn no repertório, encerrando o Festival em Paraty. Pinchas se apresenta ao lado da esposa, Amanda Forsyth (violoncelo), e da premiada pianista Angela Cheng. 

Nas três noites, o MIMO também irá receber atrações nacionais de peso.  O tradicional Duo Milewski, formado pelo violinista polonês Jerzy Milewski e pela pianista brasileira Aleida Schweitzer, fará um recital com repertório variado, que vai da música barroca até o tango, com obras de Léclair, Mozart, Gershwin e Piazzolla. A recém-criada Orquestra Sinfônica Cesgranrio, regida por Eder Paolozzi (que foi aluno de Isaac Karabtchevsky no Curso MIMO de Regência) apresentará obras dos mestres Villa-Lobos, Alberto Nepomuceno, Samuel Barber e Mendelssohn.

Prêmio MIMO Instrumental– Banda Strobo (Pará)

Parte integrante do MIMO Festival desde o ano passado, o Prêmio MIMO Instrumental tem o objetivo de revelar novos talentos da música brasileira. Para esta edição, três nomes foram escolhidos para participar como atração do festival ao lado de artistas consagrados. Em Paraty, a banda Strobo,do Pará, abrirá a primeira noite no palco da Matriz. O duo, formado pelo guitarrista Léo Chermonte e o baterista Arthur Kunz, faz uma mistura inovadora do hard rock com a guitarrada amazônica, o carimbó, o pop, o blues e a música eletrônica contemporânea, através de instrumentos acústicos e sintetizadores.O júri do Prêmio Mimo Instrumental 2015 selecionou ainda o pianista e compositor Antonio Guerra (Rio de Janeiro) e o violonista João Camarero (São Paulo) para se apresentarem no Festival este ano Rio de Janeiro e em Olinda. 

Festival MIMO de Cinema

O Festival MIMO de Cinema, desde a primeira edição, reúne filmes que têm a música como protagonista. Exibe produções nacionais recentes e inéditas em circuito comercial. Os filmes são projetados nos pátios das Igrejas, em centros culturais e em salas de cinema, sempre em sessões gratuitas.

Para este ano, foram selecionados 18 títulos. A escolha foi feita pela diretora do festival, a cineasta Rejane Zilles, o jornalista e crítico de cinema Marcelo Janot e o pesquisador, jornalista e crítico Heitor Augusto.“Recebemos um panorama bem diversode filmes, englobando as cinebiografias e também temas mais abrangentes, que passeiam pelo rock, pelo frevo, pelo pife e pelo samba. Uma grande representação de nossa musicalidade brasileira” define Rejane.

Em Paraty, nove filmes serão exibidos na Casa de Cultura nos dias 2 e 3 de outubro. Entre os destaques, estão os documentários “Eu sou Carlos Imperial” (dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil), “My name is now, Elza Soares“ (Elizabete Martins Campos) e “Sete corações” (Dea Ferraz), que fala sobre o frevo através da história de sete grandes maestros pernambucanos. Também serão exibidos o documentário “Reverberações – Itamar Assunção”, de Pedro Colombo e Claudia Pucci e os curtas-metragens “Eu sou Bixiga”, de Adriana Terra, “Araca - O samba em pessoa” (Aleques Eiterer), “O clube” (Allan Ribeiro), “Matiz”(Jackson Abacatu) e “Classic Albums: o Terno” (Felipe Arrojo Poroger). 

Etapa Educativa

Além dos concertos e do Festival MIMO de Cinema, o MIMO deixa um legado por onde passa, através da substancial Etapa Educativa. Com o objetivo de fortalecer a música instrumental produzida no Brasil, esta fase do festival é composta por aulas, workshops e oficinas ministradas pelos artistas convidados para o evento. As atividades também são gratuitas e, até 2014, mais de 18 mil alunos já haviam sido beneficiados. 

Em Paraty, os workshops serão ministrados pelos músicos Salif Keita, que falará sobre a música da África Ocidental, Jacob Collier, que abordará os atuais processos criativos de difusão musical, pelo músico Bernardo Aguiar que irá mostrar técnicas modernas para pandeiro e Carlos Malta, que utilizará o pife para estimular a musicalidade presente em todos nós. A Etapa Educativa oferece ainda uma oficina para professores de música com Sérgio Alvares, flautista e doutor em Educação Musical, da Escola de Música da UFRJ. Completa a programação educativa, o projetoMIMO Para Iniciantes, que oferece aulas-espetáculo,voltadas para crianças entre 5 e 10 anos de idade, matriculadas na Rede Pública de Ensino, ministradas pelo Duo Milewski e pelo bonequeiro e violinista Mr. Bruno.  

As inscrições para a Etapa Educativa são gratuitas e acontecem até o dia 16 de setembro através do site www.mimofestival.com

Chuva de Poesia

Criada pelo poeta, tipógrafo, designer e artista plástico Guilherme Mansur, a Chuva de Poesia acontece há 22 anos nas igrejas históricas de Minas Gerais e foi incluída na programação do MIMO há três. A mágica desta iniciativa é fazer chover poesia no céu das cidades. Do alto das torres, milhares de folhas coloridas, com tipografias especiais, são lançadas ao vento, sempre ao badalar dos sinos das igrejas e da espera do público que lota os pátios para receber as pancadas esparsas dos poemas. 

Na edição de Paraty, a chuva de poesia acontece na Igreja da Matriz no dia 4 de outubro. Este ano, as poesias serão do também ensaísta e tradutor pernambucano Sebastião Uchoa Leite (1935/2003), em homenagem ao 80º aniversário do seu nascimento. 

Autor de versos curtos e irônicos, Sebastião estreou na poesia em 1960 com “Dez sonetos sem matéria”, mudou-se para o Rio de Janeiro em 1965, onde trabalhou ao lado de intelectuais, como Otto Maria Carpeaux, Antônio Houaiss e Luiz Costa Lima. Entre poemas e ensaios, publicou 12 livros, ganhou o cobiçado Prêmio Jabuti, em 1980, com “Antilogia”, e outras vezes, como tradutor, por “Crônicas italianas”, de Stendhal (1998) e “Poesia”, de François Villon. 

Confira aqui mais informações e toda a programação do Festival MIMO 2015 em Paraty