ASSINE
search button

'The Independent': Radiação misteriosa se espalha pela Europa 

Aviões especializados dos EUA estariam sobrevoando continente para detectar material

Compartilhar

Matéria publicada nesta quarta-feira (22) pelo jornal britânico The Independent revela que picos radioativos misteriosos estão sendo encontrados em toda a Europa - e ninguém sabe por quê. O iodo-131, um material radioativo artificial, está sendo encontrado em pequenas quantidades em todo o continente. Ele foi identificado no norte da Noruega no início de janeiro, de acordo com autoridades, mas tem se movido gradualmente para o resto da Europa desde então.

Segundo a reportagem apesar de encontrar o material em janeiro, as autoridades não anunciaram que ele havia sido encontrado até os últimos dias. Isso pode ser porque não é de todo claro de onde ele veio ou como ele conseguiu ser espalhado. Mais informações tornam o achado ainda mais incomum. Substância é geralmente encontrado ao lado de outros materiais radioativos, mas não foi. O iodo-131 tem uma meia-vida curta - o tempo necessário para metade dos átomos de uma substância radioativa para se desintegrar -, mas uma quantidade significativa foi encontrada, o que significa que é provável que tenha sido introduzido muito recentemente.

> > The Independent Mysterious radiation spreading across Europe after authorities keep it secret

O diário acrescenta que não está claro de onde iodo-131 foi liberado. Os EUA têm enviado aviões especializados para sobrevoar a Europa e isolá-la - mas falharam na maior parte. Teorias da conspiração apontaram para o fato de que a propagação que apareceu vem do norte da Noruega, onde a Rússia pode ter realizado um teste nuclear secreto. O iodo-131 está talvez mais intimamente associado com as bombas atômicas e foi encontrado em todo o mundo após os testes, bem como após acidentes nas usinas nucleares de Chernobyl e Fukushima.

The Independent aponta que o iodo-131 também está sendo usado para tratar alguns tipos de câncer e outras doenças. O fato de que o material foi encontrado em seu próprio provável sugere que ele tinha sido isolado, e por isso torna mais provável que o vazamento tenha vindo de uma empresa farmacêutica que não informou às autoridades.

Não é possível dizer de onde exatamente esses vazamentos teriam vindo, afirma o noticiário. Com alteração dos ventos não é possível isolar a fonte, mas existe uma possibilidade de ter sido lançado de algum lugar perto da Europa Oriental.

Não há ameaça iminente pela quantidade de material que está sendo encontrado atualmente na Europa, de acordo com o IRSN francês, ou órgão de segurança nuclear. O IRSN disse que compartilhou as conclusões com o "Anel dos Cinco" - um grupo de órgãos similares em toda a Europa - para que eles possam ser investigados, finaliza The Independent.

Leia também

> > 'Clarín': "Imprensa as vezes inventa o que bem entender", disse Moraes em sabatina

> > 'Al Jazeera': No Brasil, a festa acabou e ressaca chegou