ASSINE
search button

Ofendido, Ziraldo desabafa a estudantes: "E eu já estive contra vocês quando?"

Compartilhar

Conhecido por suas obras de grande apelo nas escolas, o escritor e cartunista Ziraldo entrou no Pavilhão 5 da Bienal do Rio de Janeiro, que começou nesta quinta-feira (1°), sob vaias e ofensas. O incidente aconteceu durante uma manifestação de professores, estudantes e funcionários da rede pública de saúde, que marcou o primeiro dia do evento. Ao ser recebido com gritos como "Puxa-saco do PT", Ziraldo se voltou contra os manifestantes: "E eu já tive contra vocês quando?". 

>> Depois de manifestação, comissão de educação é recebida por ministro na Bienal

>> Alunos do Colégio Pedro II fazem protesto enquanto aguardam Dilma Rousseff na Bienal

Os estudantes tentavam impedir a entrada de visitantes no evento até que o ministro da Educação, Fernando Haddad, recebesse uma comissão para discutir a questão da greve e do reajuste dos salários na rede pública. Após a reunião do ministro com os representantes do ato, os alunos, professores e técnicos administrativos deixaram o local. De acordo com uma professora do Pedro II Glória  de Melo Tonácio, o escritor, ao tentar entrar no evento, teria xingado os alunos. 

O protesto aproveitou a presença da presidente Dilma Rousseff, que visitou o evento para lançar o Programa do Livro Popular (PLP). Na ocasião, foram anunciadas as linhas gerais e as diretrizes do programa, criado pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) para fomentar a produção e a comercialização de livros a R$ 10,00. Fernando Haddad, e o presidente da FBN, Galeno Amorim, estiveram presentes na cerimônia.

As ações do PLP já começam a ser implementadas na próxima semana. O cadastramento, por edital, dos livros populares pelos editores, constitui a primeira etapa do trabalho. As livrarias, bancas de jornal e outros estabelecimentos de varejo que queiram vender livros mais baratos serão convidados a se inscrever no programa.

O Jornal do Brasil na Bienal

JB também participa da 15ª edição da Bienal do Rio de Janeiro, no Pavilhão Verde, Rua P. No local, o público pode conferir uma exposição de fotos do acervo histórico do jornal e também testar e interagir com a nova versão do site. 

Na abertura do evento, a casa lançou uma campanha que distribui livros para novos assinantes. O JB comemora, nesta quinta-feira (1º), o primeiro aniversário em versão 100% digital.