ASSINE
search button

Alunos do Colégio Pedro II fazem protesto enquanto aguardam Dilma Rousseff na Bienal

Compartilhar

Enquanto a presidente Dilma Rousseff é aguardada para a abertura da XV Bienal do Livro do Rio de Janeiro, um grupo de cerca de 200 estudantes do Colégio Pedro II faz uma manifestação pelo fim da greve no Pavilhão cinco. 

Além de vaiar os convidados, os alunos gritam "ão, ão, ão, abaixo a repressão!", em referência ao impedimento da entrada do grupo do pavilhão que receberá a presidente da República.

Mais de 10 mil alunos da rede federal de ensino no Rio de Janeiro estão sem aulas desde o dia 15 de agosto. Na ocasião, professores do Rio de Janeiro aderiram à greve da rede federal de educação básica e tecnológica. Muitos pais de alunos apoiam o posicionamento dos professores e apontam o sucateamento da instituição de ensino considerada referência no país.

Entre as reivindicações dos mestres e funcionários que aderiram a greve está o reajuste salarial de 14,67% e o pedido da realização de concursos. Eles pedem ainda que 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país seja destinado à educação pública e querem a abertura de concursos públicos imediatamente. 

A greve em toda a rede federal começou no dia 1º de agosto e teve adesão dos colégios federais do Rio de janeiro no último dia 15.