O prefeitura de Nova Friburgo (RJ) informou nesta quarta-feira que foi demitido o motorista do caminhão da Secretaria de Educação que despejou donativos às vítimas das enchentes na região serrana na calçada no distrito de Conselheiro Paulino. O ato foi denunciado pela rádio CBN, cuja equipe fez um vídeo dos moradores recolhendo as peças que ficaram espalhadas.
De acordo com a prefeitura, os itens recolhidos foram levados a uma fábrica que serve como centro de triagem de doações. A demissão aconteceu após a abertura de um inquérito administrativo.
Na terça-feira, o prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto divulgou nota repudiando o "ato de desrespeito à população friburguense". "O prefeito de Nova Friburgo reafirma sua total indignação com o ocorrido e garante à população brasileira, em especial a do Estado do Rio, que a distribuição das doações que chegam incessantemente à cidade terá a fiscalização reforçada", disse, em comunicado.
Chuvas na região serrana
As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.